PEA - Unesco

Conectando-se ao mundo solidário e de paz

PEA - UNESCO

O ano de 2014 marcou o Toque de Mãe Bilíngue pelo reconhecimento e adesão ao PEA – Unesco (Programa de Escolas Associadas a Rede Unesco). A nossa Escola é a primeira e única no Estado do Mato Grosso filiada a rede.

Para tornar-se credenciada é preciso passar por um processo criterioso. A seletiva iniciou em fevereiro do referido ano com o fornecimento de informações e dados burocráticos da Escola, que foram checados para posterior continuação do processo, após isso foi enviado para avaliação um Projeto que ilustrou e justificou o nosso interesse, com temas pautados em meio ambiente, direitos humanos, interculturalidade e ressaltou a educação voltada para a paz, mostrando a nossa prática educacional.

Após aprovação na Coordenação Unesco Brasil foi encaminhado para a autorização de filiação que é feita pela Unesco Paris, na França. A certificação de Escola associada somente é fornecida se o órgão entender que a instituição preenche todos os requisitos estabelecidos pelo selo.

A rede PEA – Unesco está presente em 190 países, segmentada em: África, Estados Árabes, Ásia e Pacífico, Europa e América do Norte, América Latina e Caribe. No Brasil o programa está há 20 anos e somente um pouco mais de 300 escolas, entre pública e privada, até hoje foram aceitas. Essa rede é comprometida com a busca e desenvolvimento de uma educação de extrema qualidade, assim como com a formação de cidadãos que se preocupem com um mundo melhor. As escolas que fazem parte dessa rede possuem portas abertas em qualquer uma das instituições filiadas dentro do Brasil e do Mundo, para discussão e ampliação de conhecimento.

O Toque de Mãe Bilíngue participou em Abril/2015 de um seleto grupo que visitou Escolas em Portugal e Holanda para discutir diferentes formas de educação e maneiras de implementar políticas que vem dando resultado positivo naquele País, aqui no Brasil e, especificamente, em nossa Escola. Para Abril/2016 novamente faremos parte do grupo que irá para a Finlândia, nação de referência em educação no mundo atualmente.

Ao longo do ano acontecem vários encontros, fórum de discussão, visitas em escolas e anualmente o Congresso PEA – UNESCO Brasil, que sempre traz palestrantes nacionais e internacionais. Neste ano de 2015 o Toque de Mãe teve nossa diretora, Márcia Pedr’Angelo, como palestrante do evento contando a experiência de visitar diferentes culturas e formas de educação nos países da Missão Internacional.

Para nós isso não é apenas um selo para ser exibido dentro da escola, mas é mais uma vez o compromisso de continuarmos a buscar tudo o que há de melhor em educação para as famílias que fazem parte do nosso dia a dia. Este reconhecimento não é do Toque de Mãe Bilíngue, mas sim das pessoas que aqui estão, os familiares, sejam eles pais, mães, avos, tios e outros responsáveis que depositam em nós a expectativa de uma educação de qualidade, assim como da nossa Equipe que se mostra comprometida com os princípios, forma de agir e pensar da nossa instituição de ensino.

É com imenso orgulho que trazemos uma educação diferenciada para o nosso Estado.

Gostou? Entre em contato e solicite maiores informações.

DEPOIMENTOS

Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos e certos de que não poderíamos ter feito escolha melhor! Obrigada a toda equipe Toque de Mãe pelo carinho e atenção dedicados ao Bruno. O fato de ser bilíngue não foi o principal atrativo para nós ao matricularmos, mas já estamos colhendo os resultados....

Debora Stangari – Mãe de Bruno (2 anos).

Está sendo incrivelmente satisfatório vivenciar o quanto a segunda língua está "colorindo" de maneira diferente o cotidiano do nosso Felipe! No dia a dia, frequentemente ele se depara com as filas de carros no transito e observa: "Mamãe, papai, olhem, uma fila de carros "red, white e black". Ou durante as refeições, alface é "green"ou cenoura é “Orange”... Para nós é uma alegria imensa constatar a cada dia que fizemos a escolha certa optando pelo Toque de Mãe, e, temos toda a certeza do mundo que a segunda língua vem sendo muito bem apresentada ao nosso pequeno e que essa introdução já está fazendo a diferença no futuro dele! Parabéns a todos os envolvidos!

Alice Mamede Costa Marques – Mãe de Felipe (3 anos).

Para mim é um prazer ver o Felipe chegar em casa falando que a "teacher " isso ou aquilo. A Amanda disse domingo "mamãe o Felipe não fala Professora, só fala em inglês" rsssss. A Amanda um dia chegou em casa falando que havia almoçado Arroz, carne, "potato ". Abraços e como sempre disse sou apaixonada pelo Toque e por tudo que fazem para nossos tesouros. Obrigada!!!!

Patrícia Santos – Mãe de Amanda (6 anos), Felipe (4 anos), Matheus e Igor.

Em relação ao inglês, tenho notado que meus pequenos adoram as aulas, pois se divertem em casa cantando músicas em inglês e falando várias palavras, muitas vezes misturadas ao português. Conhecem o alfabeto e números em inglês. Uma graça! Estou adorando! Um abraço,

Giovanna S. Petterle - Mãe de Luiza(4 anos) e Guilherme (2anos).

Com a chegada da Mariana, nossa segunda filha, chegou o projeto bilíngue. E eu pensei comigo mesma "esse negócio não vai dar certo, minha filha não fala nem português, imagina falar inglês"... Tão errada que estava que hoje ela tem a segunda língua como algo tão natural em sua vida, que prefere assistir seus filmes ou acessar seus jogos em inglês por achar mais interessante... para Amanda é como se ela não estivesse fazendo aulas de inglês, mas que o uso da segunda língua é parte da sua rotina... Quando veio a proposta do inglês para o berçário, eu reagi dando muita risada, mais uma vez subestimei achando que a minha Mariana não ia entender nada... Me enganei novamente, a pequena com pouco mais de 1 ano abraça a teacher como que agradecendo pela aula, e curiosamente demonstra ter preferência por músicas em inglês quando está em casa.... Portanto, eu só tenho a dizer que as minhas duas experiências com o ensino bilíngue no Toque de Mãe só me deixa com gostinho de quero mais... e a minha única preocupação é onde encontrar uma escola no mesmo nível para minha Amanda continuar depois da conclusão da pré-escola. Beijos e parabéns!!

Adelina Ferreira – Mãe de Amanda (5 anos) e Mariana (1 ano,6 meses).

Ressaltamos o quanto vocês foram, e ,ainda são importantes em nossas vidas; Sofia , eu e esposa; devido ao belo trabalho que essa escola proporcionou à nossa filha, e porque não dizer a nós também, afinal o Toque de Mãe, como o próprio nome sugere, foi para nossa filha, sua segunda casa, lar, e continua sendo aos que aí ficaram . Só nos resta agradecer, e dizer que ficou entre nós uma amizade bonita e sincera.... ( ainda conservo em meu carro, o slogan do Toque de Mãe)”

Sr. Amaral, Sra. Cleusa e Sofia

Márcia, tenha a certeza de que indicarei o Toque para quem eu conhecer, por confiar plenamente na dedicação, carinho e comprometimento de toda a equipe - desde as moças que fazem a limpeza, que educadamente nos cumprimentam todas as manhãs, a Tiemi, Rafaela, Helen, que acompanham nossa família há anos. Todas as pedagogas e auxiliares, que com muita atenção e presteza cuidaram deles, e posso dizer que nestes sete anos, senti o carinho pelos meus filhos por parte de todas elas, e vice e versa. E principalmente a você e ao André, pela atenção que dispensaram a nossa família, o compromisso que têm com as crianças, e a excelente administração. O sucesso da escola só reflete o espírito empreendedor e o comprometimento de vocês.

Roberta - Mãe do Lucas Lara

Caríssima Comunidade "Toque de Mãe", O Salesiano Dom Bosco dizia que Educação é coisa do coração. O educador Paulo Freire proclamava que a ação educativa é um ato de amor. Gabriel Chalita, também doutor na arte da Pedagogia, diz que a educação é um território de/para o afeto. Todos esses personagens envolvidos na nobre missão de educar referenciam a importância da amorosidade como tempero essencial na atividade pedagógica. Nossos corações estão em júbilo por reconhecer que o Colégio Toque de Mãe, que tem a leveza do "Toque de Deus", contribuiu grandemente na formação do nosso filho, João Henrique, primando por uma Educação de coração para coração. Os cinco felizes anos de convivência fraterna estão impressos na memória e na história do João. Memórias afáveis que nem o tempo é capaz de apagar, porque o que o coração ama fica eternizado. Gratidão é o sentimento que nos embala neste momento. Nosso 'MUITO OBRIGADO" a toda equipe da Escola.

João Crisóstomo e Cassandra

Há 5 anos e meio deixamos nossa primeira filha, com apenas 5 meses, com dor no coração e cheios de preocupação aos cuidados da Equipe Toque de Mãe, 3 anos depois foi a vez da segunda filha. Hoje só temos a agradecer a essa segunda casa aonde encontramos pessoas que fizeram e farão parte de nossas vidas para sempre. Desde a cozinheira, da faxineira, as pessoas da secretaria, a direção e principalmente as tias que trabalham para concretizar os sonhos escolares em realidade e vida. Obrigada pelo carinho, pelo apoio, pelo amor, pela preocupação com todos os passos que nossos pequenos percorrem, pelas brincadeiras, pelas alegrias e enfim por fazerem parte de nossas vidas. Hoje a dor no coração é por ter que deixar o Toque de Mãe devido a formatura de nossa mais velha. Obrigada, obrigada e obrigada.

Kellen e Roberto pais de Milena e Aline

Em primeiro lugar parabéns pela constante busca por excelência e principalmente por este novo projeto. Nota dez! Tudo que li me enche de alegria por saber que meus preciosos filhos estão sendo muito bem preparados para o hoje e principalmente para o amanhã. Meu desejo é que continuem (toda equipe) crescendo e buscando o melhor. Estarei sempre à disposição para colaborar neste projeto. Deus abençoe e estarei sempre orando por este lugar. Abraço.

JEFFERSON ZIMMER

“O nível de vocês é altíssimo, difícil de achar igual em qualquer outro lugar do país, não só em estrutura como em pessoal, principalmente no carinho que todos têm pelas crianças.”

Juliana / Mãe Felipe

“Há quase um ano o meu filho Gabriel frequentar a sua escola. A escolha da escola foi um momento difícil para mim, pois seria uma nova fase na vida do meu filho que ainda era um bebezinho. Eu relutei muito para tomar a decisão de deixá-lo fora de casa o dia todo. Para isso tive o cuidado de escolher profissionais que teriam o cuidado mais semelhante ao de mãe. Gostaria que ele se sentisse em casa e carinhosamente tratado, mesmo não sendo pelos pais. Eu escolhi a Toque de Mãe por me sentir acolhida nas visitas e por possuir profissionais de diversas áreas que acompanhariam constantemente meu filho. Por esses motivos eu acredito que a Toque de Mãe seja uma escola que tem tudo para progredir cada vez mais.”

Andrea / Mãe do Gabriel