METODOLOGIA

Ensino Bilíngue • Um mecanismo de integração das crianças ao mundo atual

O ensino bilíngue é um mecanismo de integração das crianças ao mundo atual. O Toque de Mãe, comprometido em oferecer o melhor ensino em educação infantil da nossa região, vem buscando parcerias sólidas e bem planejadas para implementar à nossa grade de horário esta prática, todos os dias, de forma lúdica e prazerosa, a língua inglesa passa a ser apresentada em diversas atividades da rotina escolar. A comunicação entre crianças e educadoras é feita espontaneamente nos dois idiomas, sem tradução.

A neurociência explica que o cérebro nasce capaz de distinguir entre todos os sons possíveis da fala, mas essa capacidade se perde se não for utilizada. Dominar outro idioma, além do materno, estimula várias regiões cerebrais.

É a melhor época para aprender uma segunda língua. Quanto mais cedo inicia-se este aprendizado, maior será a capacidade de assimilação das estruturas próprias desta língua. As crianças, como são mais abertas a novas experiências, conseguem falar logo, melhor e sem sotaque.

A experiência do bilinguismo permite que as crianças, ao saírem do Toque de Mãe, estejam capacitadas a ingressar em escolas brasileiras ou internacionais que exijam fluência em língua inglesa compatível com a idade.

Material Pedagógico Próprio

A escola Toque de Mãe Bilíngue é uma instituição que, há mais de 16 anos, tem se dedicado a proporcionar uma educação bilíngue de alto nível, que valoriza a diversidade cultural e que promove o desenvolvimento integral dos seus alunos.

Uma das práticas pedagógicas que se destacam na escola é o desenvolvimento do material próprio. Ao longo dos anos, temos trabalhado de forma colaborativa para criar recursos educacionais que atendam às necessidades e interesses dos alunos.

O processo de criação do material próprio começa com a identificação dos objetivos de aprendizagem. A partir daí, desenvolvemos atividades e recursos que estimulem a curiosidade, o raciocínio crítico e a criatividade.

Ao longo dos anos, a Toque de Mãe Bilíngue desenvolveu uma série de recursos educacionais que são utilizados em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem. Entre eles, destacam-se jogos, atividades lúdicas, materiais impressos e digitais, projetos interdisciplinares e muito mais.

Estrutura de Ensino

Os espaços foram projetados para serem ambientes seguros e confortáveis.

SOLARIUM

Espaço externo reservado para os bebês, com brinquedos específicos para a idade, com objetivo primordial do contato com o sol, a fim de garantir a saúde dos pequenos de forma divertida e prazerosa.

SALAS

São os ambientes de apoio e referência para cada criança. Aqui elas tem seu porto seguro, ou seja, é o local onde são recebidas todos os dias até o encaminhamento para as atividades. Este espaço foi todo planejado para ganhar a simpatia das crianças sendo decorado de acordo com cada faixa etária.

ESPAÇO FÍSICO

Disponibilizamos de 1300m² de área, sendo 700m² de espaço verde com playground e parquinho de areia. Este espaço foi reservado para que as crianças tenham total liberdade para se divertir, explorando a natureza. Também dispomos de 1300 m² de estacionamento.

SALÃO DE FESTAS

Local reservado para eventos da escola, bem como para comemorarmos juntos a data especial do aniversário de nossos alunos.

REFEITÓRIO

Local destinado à alimentação, onde as crianças iniciarão a descoberta por frutas, legumes, massas e carnes através das refeições diárias ou nas aulas de culinária.

PISCINA

Aqui as crianças fazem aulas de natação, em horários adequados, orientadas por Professor de Educação Física.

Arte e Criatividade

Descubra o que temos de especial para seu Filho

Música

A aula de musicalização é desenvolvida de forma lúdica, proporcionando contato com instrumentos musicais, sensibilizando a percepção auditiva, envolvendo atividades de caráter expressivo que estimulam o despertar dos aspectos rítmicos musicais, auxiliam no desenvolvimento físico-motor, na coordenação e na concentração. Além disso, estimula áreas do cérebro que vão beneficiar o processo de alfabetização e o raciocínio matemático.

Ballet

Além dos benefícios físicos que traz, como o melhoramento da postura, na coordenação motora, nas noções de localização e orientação de espaço, flexibilidade e aumento da resistência corporal, o ballet é uma arte de expressão, com movimentos lúdicos que despertam a apresentação de sentimentos e emoções e seus benefícios ultrapassam a ação pedagógica de se aprender algo, e entra também no campo psicológico ajudando no crescimento.

Teatro

O projeto Teatro acontece há muitos anos na escola, com o objetivo de contribuir para o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural do educando, por meio do domínio da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral, nessa perspectiva caminhando para o campo do ensino-aprendizagem criando condições para a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação, ação ativa, motivadora, a improvisação, concentração, organização, a liderança e o controle pessoal.

Natação

Os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento infantil começam no “ensinar a nadar”. Como primeira fase e talvez a mais importante destaca-se a adaptação ao meio líquido que deve ser orientada para que a criança experimente e vivencie habilidades de estabilidade postural, proporcionando um domínio de movimentos corporais que levam a ótimas condições para uma boa respiração dento d’agua. Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras fases do ensino da natação (como o aprendizado dos 4 estilos, por exemplo) com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.

Judô

Nesta atividade o principal conceito abordado é o próprio significado da palavra Judô, na qual, em japonês, JU significa caminho e DÔ significa suave (Caminho Suave). Dentro deste entendimento formulamos uma ideia de esporte saudável, sem incitação à violência, que pode ser praticado não apenas por crianças, mas também por qualquer outra faixa etária. Para os educadores e estudiosos desta área, o esporte auxilia na formação cognitiva, afetiva e motora das crianças, permite que adquiram autoconfiança e autocontrole, além de promover a interação entre elas. Os principais objetivos são desenvolver nas crianças: Espírito de Luta (O indivíduo se torna mentalmente condicionado a proteger seu próprio corpo em circunstâncias difíceis, defendendo-se quando ameaçado) e Atitude Moral Autêntica (Induz a humildade, através do rigor do treinamento, que proporciona a perseverança, tolerância, cooperação, generosidade, respeito, coragem, compostura e cortesia).

Futsal

A partir dos 4 anos de idade a maioria das crianças está preparada para dar seus primeiro passos no futebol. Rapidamente adaptam-se aos movimentos e apresentam melhora na coordenação motora ampla. Se bem controlado e com uma adequada preparação, este esporte pode contribuir com grandes benefícios para a saúde do corpo e da mente.

TOP