5 dicas para um começo tranquilo no berçário
Confira 5 dicas práticas para que os primeiros dias no berçário sejam vivenciados de forma tranquila pelos pais e pela criança.
Muitas famílias se sentem inseguras durante os primeiros dias da criança no berçário. Isso é algo natural, afinal a rotina de todos passará por mudanças.
Mas, apresentar ansiedade nesse momento pode ser algo negativo, já que a criança pode absorver isso e ter maiores dificuldades para se adaptar ao novo ambiente.
Por isso, é importante saber como lidar nessa fase. Se você é mamãe ou papai, confira 5 dicas para um começo tranquilo no berçário.
1 – Planeje a rotina com antecedência
O primeiro passo, é garantir a vaga do seu filho na escola que você deseja. Portanto, pesquise com antecedência os locais e providencie a matrícula.
Outro ponto importante, é ter em mente um plano B. Afinal, existirão alguns dias em que as crianças não poderão frequentar o berçário, como nos casos de gripes e outras enfermidades, por exemplo. É importante contar com uma rede alternativa, como avós, cuidadores, babás, etc.
2 – Conheça a escola e tenha um bom relacionamento com a equipe
Embora a escolinha seja algo mais formal, é importante que você se dedique a conhecer o ambiente e a ter um bom relacionamento com as pessoas que atuam no local. Afinal, são elas que ficarão responsáveis pelos cuidados com o seu filho.
É importante ter esse diálogo próximo para garantir que o atendimento da criança seja o melhor possível.
Informe, por exemplo, se há restrições alimentares a serem seguidas, hábitos seguidos pela criança, o que ela gosta de comer, brincadeiras, etc. Isso ajudará a tornar o ambiente mais familiar e confortável para ela, facilitando o processo de adaptação.
3 – Prepare-se para um período de adaptação
Há crianças que se adaptam rapidamente ao novo ambiente. Mas, há também aquelas que não vão ficar no berçário de um dia pro outro.
As escolas costumam ter um planejamento para o período de adaptação. Começando, por exemplo, com menor carga horária durante as primeiras semanas e depois, aumentando gradualmente. Além disso, a rotina é organizada de forma diferenciada nos primeiros dias.
Portanto, se você precisará deixar a criança o dia todo no berçário, tente se antecipar para que ela vivencie esse período de adaptação.
4 – Converse com a criança
Os primeiros dias podem ser muito difíceis tanto para a criança quanto para os pais. Por isso, é importante saber como se comportar.
Explique para a criança que ela precisa ficar algumas horas no berçário para você possa trabalhar e que, logo você retornará para buscá-la.
Além disso, evite sair às escondidas quando deixar a criança na escolinha. Busque sempre se despedir de forma simples e rápida, com um abraço, um beijo e um tchau. É natural que a criança chore nas primeiras vezes, porém, alongar essa despedida pode deixar a situação mais difícil.
5 – Busque relaxar
Existem muitos casos onde as mães sofrem mais do que os bebês e isso pode acabar afetando as emoções da criança. Portanto, faça o possível para se acalmar e manter a ansiedade longe.
Caso necessário, converse com a equipe do berçário. Essas pessoas costumam lidar diariamente com esse tipo de situação e poderão dar bons conselhos de como agir.
Outra dica legal é o pai e a mãe irem juntos levar a criança. Com isso, fica mais fácil, já que um pode dar suporte ao outro.
Garanta a matrícula do seu filho no Toque de Mãe
Temos uma infraestrutura de alto nível e uma equipe com ampla experiência para dar atendimento ao seu filho. Acesse o site para conhecer mais sobre a nossa escola ou faça-nos uma visita.
- Published in Conteúdo, Desenvolvimento Infantil
Alfabetização e ludicidade: a forma divertida de aprender
Entenda a importância da ludicidade na fase de alfabetização e letramento e conheça um pouco das experiências desenvolvidas no Toque de Mãe.
A fase de alfabetização de uma criança é um marco importante na sua vida. Esse é um processo que insere a criança na sociedade, ou seja, torna ela parte de um grupo.
A alfabetização e o letramento compreendem a aquisição de habilidades como ler, escrever, interpretar os códigos linguísticos e se comunicar. Fatores que são essenciais para que cada individuo possa exercer sua plena cidadania.
Portanto, essa é uma das fases mais importantes na formação educacional. Todas as experiências que são vivenciadas pela criança, serão decisivas no seu aprendizado.
O uso da ludicidade na alfabetização é uma estratégia que torna o processo de aprendizagem dinâmico e divertido, aproveitando características que são naturais das crianças nessa fase.
A importância da ludicidade na alfabetização infantil
O lúdico torna o processo de ensino-aprendizagem prazeroso e facilita a compreensão do que está sendo ensinado. Ele se apresenta como um requisito fundamental para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.
Com o bom uso da ludicidade, a alfabetização passa de um processo difícil para algo divertido, fazendo com que o aprendizado aconteça sem gerar desconforto, desânimo e irritação nos pequenos.
É muito importante que educadores saibam como utilizar as ferramentas que a ludicidade oferta para planejar os conteúdos adequados para cada fase de aprendizagem. Isso possibilita que o aprendizado aconteça de forma plena.
É importante ter claro que o lúdico não é só brincar. As atividades propostas precisam desafiar os alunos.
Por trabalhar com o imaginário das crianças, essa estratégia ajuda não só a tornar mais natural o processo de letramento e alfabetização, mas também contribui para que elas se tornem mais criativas, críticas, autônomas e felizes. O aprendizado ganha significação.
Por meio das atividades lúdicas, se permite uma observação mais ampla do mundo, possibilitando um desenvolvimento que abrange todas as dimensões humanas.
Benefícios da ludicidade no processo de alfabetização e letramento
- Desenvolve as habilidades cognitivas das crianças;
- Impulsiona a curiosidade e as descobertas, tornando o processo instigante e estimulante;
- Proporciona conhecimentos empíricos;
- Faz bom uso dos elementos do cotidiano;
- Ajuda a reforçar e fixar os conteúdos aprendidos;
- Promove sensação de conforto e bem-estar enquanto se aprende;
- Ajuda a construir um relacionamento mais próximo com o que está sendo aprendido;
- Constrói memórias positivas.
Com o uso da ludicidade, os professores conseguem obter grandes resultados no processo de alfabetização.
Como trabalhar alfabetização e ludicidade?
A diversificação dos métodos de ensino é fundamental para atingir bons resultados durante a alfabetização. Principalmente, para conseguir manter os alunos interessados e engajados.
Dessa forma, para trabalhar a ludicidade no processo de alfabetização, é importante utilizar trabalhos manuais, brincadeiras, musicalidade e saber utilizar o ambiente da escola para proporcionar vivências fora da sala de aula em atividades ao ar livre.
Aqui no Toque de Mãe, reconhecemos que alfabetização de forma lúdica torna o aprendizado ainda mais fácil. Nesta atividade que postamos no Instagram da escola, os aluninhos da Pré-Escola desenvolveram a atividade Donuts das Letras durante a aula de português. Eles puderam praticar na lousa a escrita de palavras com as letrinhas que já aprenderam.
Outra alternativa que sempre traz bons resultados é o uso de atividades ao ar livre, como esta que postamos na rede social da escola. Nela, a turminha do Infantil 3 praticou o caminhar sobre a vogal “i” no chão, a fim de assimilarem através do próprio corpo os movimentos necessários para a escrita dessa letrinha.
Nesse tipo de atividade, além de trabalhar a alfabetização de forma lúdica, também há uma contribuição ao desenvolvimento motor, sendo uma atividade completa.
Acesse o site da escola para conhecer um pouco mais sobre nossa metodologia de ensino.
- Published in Alfabetização
Matemática: o aprendizado pensado para cada idade
_Conheça as estratégias de ensino do Toque de Mãe para adequar o ensino da matemática a idade das crianças._
A educação infantil é fundamental para a construção da base dos conhecimentos matemáticos dos estudantes. A abordagem adequada dos conteúdos, de acordo com a idade das crianças, é fundamental para **garantir a absorção dos conceitos**.
A matemática contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a aquisição de habilidades cognitivas. Além disso, é uma excelente ferramenta para despertar e desenvolver a criatividade.
Durante a educação infantil, a criança é instigada a alargar seu pensamento lógico por meio da matemática. Esse momento é muito importante para o desenvolvimento, pois é uma fase onde existe grande curiosidade e flexibilidade. Consequentemente, maiores chances de compreensão do que está sendo ensinado.
Mas, trabalhar conceitos matemáticos com as crianças é um desafio aos educadores. Afinal, é necessário construir uma abordagem de ensino que se adeque a linguagem infantil e que desperte esse interesse das crianças.
No Toque de Mãe, enxergamos a necessidade de adaptar nossas experiências de ensino com ludicidade para transformar o ensino da matemática em algo leve e divertido. Nossa abordagem busca oportunizar que as crianças construam os conceitos matemáticos de uma forma livre.
A seguir, mostramos um pouco da nossa vivência escolar que, com certeza, serve de referência para a educação infantil.
**Como ensinar conceitos de matemática para as crianças?**
**1 – Atividades que conciliam diferentes aprendizados**
A matemática tem um ponto muito positivo que é a facilidade em conciliar seus conceitos com atividades de outros disciplinas. É possível, por exemplo, ensinar matemática durante as aulas de educação física, aulas de inglês e até de educação artística.
Nessa atividade que você pode conferir no Instagram, as crianças tiveram a liberdade de fazer seus próprios aviões soltando a criatividade com dobradura de papel. Depois, brincaram de jogá-los para ver qual chegava mais longe na linha numérica.
Essa é uma brincadeira que parece simples, mas na verdade, é muito completa. Além do estímulo à coordenação visomotora, por meio da confecção dos aviões, as crianças desenvolvem também o conhecimento matemático, pensamento criativo e habilidades artísticas.
Outro exemplo muito utilizado por aqui, é o ensino da matemática junto com o inglês. Nessa atividade que você também pode conferir no Instagram, foram trabalhados o reconhecimento numérico, a coordenação motora fina e a habilidade de quantificação no exercício de desenhar as pétalas pedidas para cada flor.
**2 – Aulas práticas**
Nesta atividade publicada em nosso Instagram, mostramos a turma da Pré-escola utilizando ten frames e massinha de modelar para aprender matemática.
As ten frames são um recurso simples, mas muito eficaz para o desenvolvimento do conhecimento matemático. São grades de 2 por 5 quadrados em branco que ajudam as crianças a contar números menores ou iguais a 10 usando variados elementos como contadores para ilustrar um valor posicional ou número.
A atividade mostra que podem ser utilizados recursos simples para desenvolver aulas práticas que despertam o interesse das crianças e ajudam a trabalhar os conceitos matemáticos de uma forma descomplicada.
As ten frames são apenas um exemplo, podem ser utilizados os mais diversos tipos de materiais para desenvolver aulas como essa.
**3 – Atividades lúdicas**
Nada melhor para fixar o conteúdo, do que tornar o processo de aprendizagem lúdico e dinâmico. Nessa atividade que compartilhamos em nossas redes sociais, a turminha do Infantil 1, realizou uma atividade de noção matemática utilizando dois recursos muito simples para correspondência: cartões numerados de 1 a 5 e prendedores de roupa.
Coletivamente, os alunos praticaram contagem com a professora e depois, individualmente, tiveram a missão de identificar o numeral e colocar a quantidade correta de prendedores.
A estratégia de criar desafios e utilizar elementos visuais torna o aprendizado algo leve, divertido e prazeroso.
**4 – Aulas ao ar livre**
Ir além das paredes da sala de aula é mais uma boa ideia. A turma do Infantil 1 teve uma aula super divertida na sala de aula do jardim. A pedido da professora, cada criança teve a missão de reconhecer os numerais, encontrar os círculos numéricos correspondentes e colocá-los no local correto sobre o corpinho da centopeia.
Além de sair da rotina da sala de aula, aproveitar o pátio da escola permite que as crianças tenham um contato maior com a natureza. Veja em nosso Instagram como foi essa aula.
- Published in Conteúdo, Desenvolvimento Infantil