Confira 5 dicas práticas para que os primeiros dias no berçário sejam vivenciados de forma tranquila pelos pais e pela criança.
Muitas famílias se sentem inseguras durante os primeiros dias da criança no berçário. Isso é algo natural, afinal a rotina de todos passará por mudanças.
Mas, apresentar ansiedade nesse momento pode ser algo negativo, já que a criança pode absorver isso e ter maiores dificuldades para se adaptar ao novo ambiente.
Por isso, é importante saber como lidar nessa fase. Se você é mamãe ou papai, confira 5 dicas para um começo tranquilo no berçário.
1 – Planeje a rotina com antecedência
O primeiro passo, é garantir a vaga do seu filho na escola que você deseja. Portanto, pesquise com antecedência os locais e providencie a matrícula.
Outro ponto importante, é ter em mente um plano B. Afinal, existirão alguns dias em que as crianças não poderão frequentar o berçário, como nos casos de gripes e outras enfermidades, por exemplo. É importante contar com uma rede alternativa, como avós, cuidadores, babás, etc.
2 – Conheça a escola e tenha um bom relacionamento com a equipe
Embora a escolinha seja algo mais formal, é importante que você se dedique a conhecer o ambiente e a ter um bom relacionamento com as pessoas que atuam no local. Afinal, são elas que ficarão responsáveis pelos cuidados com o seu filho.
É importante ter esse diálogo próximo para garantir que o atendimento da criança seja o melhor possível.
Informe, por exemplo, se há restrições alimentares a serem seguidas, hábitos seguidos pela criança, o que ela gosta de comer, brincadeiras, etc. Isso ajudará a tornar o ambiente mais familiar e confortável para ela, facilitando o processo de adaptação.
3 – Prepare-se para um período de adaptação
Há crianças que se adaptam rapidamente ao novo ambiente. Mas, há também aquelas que não vão ficar no berçário de um dia pro outro.
As escolas costumam ter um planejamento para o período de adaptação. Começando, por exemplo, com menor carga horária durante as primeiras semanas e depois, aumentando gradualmente. Além disso, a rotina é organizada de forma diferenciada nos primeiros dias.
Portanto, se você precisará deixar a criança o dia todo no berçário, tente se antecipar para que ela vivencie esse período de adaptação.
4 – Converse com a criança
Os primeiros dias podem ser muito difíceis tanto para a criança quanto para os pais. Por isso, é importante saber como se comportar.
Explique para a criança que ela precisa ficar algumas horas no berçário para você possa trabalhar e que, logo você retornará para buscá-la.
Além disso, evite sair às escondidas quando deixar a criança na escolinha. Busque sempre se despedir de forma simples e rápida, com um abraço, um beijo e um tchau. É natural que a criança chore nas primeiras vezes, porém, alongar essa despedida pode deixar a situação mais difícil.
5 – Busque relaxar
Existem muitos casos onde as mães sofrem mais do que os bebês e isso pode acabar afetando as emoções da criança. Portanto, faça o possível para se acalmar e manter a ansiedade longe.
Caso necessário, converse com a equipe do berçário. Essas pessoas costumam lidar diariamente com esse tipo de situação e poderão dar bons conselhos de como agir.
Outra dica legal é o pai e a mãe irem juntos levar a criança. Com isso, fica mais fácil, já que um pode dar suporte ao outro.
Garanta a matrícula do seu filho no Toque de Mãe
Temos uma infraestrutura de alto nível e uma equipe com ampla experiência para dar atendimento ao seu filho. Acesse o site para conhecer mais sobre a nossa escola ou faça-nos uma visita.