
Entenda a importância do lúdico para a Educação Infantil e confira exemplos de brincadeiras que estimulam o desenvolvimento de habilidades.
Quando conciliado com o cotidiano escolar, o lúdico proporciona muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças. Começando pelo processo de socialização, já que incentiva a comunicação, a expressão e a construção do pensamento.
Ao brincar, a criança tem a oportunidade de desenvolver aspectos físicos, sociais, culturais, emocionais, afetivos e cognitivos. Além disso, pode aprender habilidades e valores.
O lúdico nada mais é do que o brincar. Ou seja, ele é composto de brincadeiras, jogos e brinquedos e faz parte da vivência humana desde o início da humanidade. Principalmente, na fase da infância.
Antigamente, as brincadeiras eram vistas como algo sem muita importância, ou seja, apenas um passatempo ou distração. Porém, ao longo do tempo, elas começaram a ser percebidas como poderosas ferramentas de ensino, especialmente, na Educação Infantil.
A ludicidade está entre as atividades mais importantes da educação no pré-escolar. Ela é citada, inclusive, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010).
Portanto, é papel da escola promover o contato da criança com o universo lúdico, de forma que elas possam vivenciar a aprendizagem em um ambiente rico, dinâmico e prazeroso.
Benefícios do lúdico na educação infantil
Quando o professor utiliza o lúdico no cotidiano escolar, com clareza, intencionalidade e consciência dos objetivos de cada atividade, isso pode proporcionar uma série de benefícios:
- Estimula a socialização por meio da comunicação, da expressão e da construção do pensamento;
- Melhora a autoestima das crianças que, aos poucos, vão superando suas limitações de maneira criativa e progressiva;
- Ensina regras e linguagens;
- Desenvolve diferentes habilidades tanto no nível físico quanto cognitivo;
- Trabalha a coordenação motora, coordenação motora fina, equilíbrio, etc;
- Trabalha competências que são de grande relevância para o processo de ensino aprendizagem.
Como trabalhar a ludicidade na educação infantil?
Existem muitas possibilidades de se trabalhar o lúdico dentro e fora da sala de aula. Para as crianças, o brincar é um processo natural.
Jogos de faz de conta, de tabuleiro, brincadeiras antigas, jogos de montar, corporais, com uso de bola ou outros acessórios, todos eles permitem a ampliação da experiência e dos conhecimentos da criança.
O professor é responsável por estruturar as atividades lúdicas dentro das atividades pedagógicas. Ele pode ofertar objetos, brinquedos, fantasias, jogos, e outros elementos que possam auxiliar na missão de despertar a imaginação dos pequenos e conduzir o brincar.
Alguns exemplos de brincadeiras tradicionais e que estimulam o desenvolvimento infantil são: dominó, boliche, bolinha de gude, perfuração de papéis, recortes, pinturas, bordados, trabalhos com jornal, colagens, desenhos, dança, malabarismo, lego, bambolê, futebol de botão, oficina de reciclagem, peteca, dobraduras, cruzadinhas, dramatização, música, fantoche, etc.
A importância de Professores capacitados
É importante que os professores entendam como ocorre a construção do conhecimento lúdico. Com essa base, eles poderão utilizar o brincar para ensinar uma série de competências e habilidades, tornando a aprendizagem mais leve, natural e prazerosa.
Aqui no Toque de Mãe, tivemos um dia especial de treinamentos com o time educacional direcionado a ludicidade. O tema foi “a importância da brincadeira na construção do conhecimento de forma lúdica”.
Após a introdução com embasamento teórico, tivemos um momento prático onde os professores tiveram a oportunidade de colaborar para construir uma brincadeira utilizando materiais sorteados.
Essa vivência, que você pode conferir em nosso Instagram, serviu para que nossos professores reafirmem o compromisso em promover o lúdico em sala de aula, de maneira saudável, alegre e criativa.
É dessa forma que construiremos uma educação cada vez mais efetiva e transformadora. Acesse o site do Toque de Mãe e conheça mais sobre nossas práticas pedagógicas.