Entenda como a Educação Global prepara as crianças para lidar com os desafios do futuro e se tornarem cidadãos que fazem a diferença no mundo.
A Educação Global pode ser definida como o ensino e aprendizado com perspectiva global, onde os alunos e alunas são preparados para serem cidadãos que compreendem o mundo e a sociedade e possuem habilidades e competências para agir em função de um futuro melhor.
O ensino de inglês desde os anos iniciais é uma característica importante do processo de ensino global. Principalmente, porque essa língua tem uma abrangência mundial e um cidadão global precisa ter habilidades para se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar.
As habilidades e competências trabalhadas nesta modalidade de ensino foram definidas por um grupo que reuniu pesquisadores de mais de 250 países, envolvendo a participação de muitas empresas.
A parceria foi construída porque esses empresários chegaram à conclusão de que os estudantes estavam chegando no mercado de trabalho sem capacidade para exercer as atividades relativas às suas funções.
Antigamente, o ensino era pensado para atender o mercado de trabalho. Mas, é preciso entender que o mercado de trabalho também mudou e que a sociedade vive em constante transformação.
É por isso que as crianças de hoje precisam estudar numa perspectiva global, desenvolvendo habilidades, competências e talentos para crescer de forma plena, consciente e serem cidadãos capazes de atuar para produção de melhorias em todos os setores da sociedade.
Aqui no Toque de Mãe, nós costumamos dizer que educamos os cidadãos do futuro e para isso trabalhamos com uma grade curricular e com práticas pedagógicas que abrangem todos os setores da vida em sociedade, desde a questão socioemocional, o pensamento crítico, a ecologia, a tecnologia, a cultura e muito mais.
Habilidades e competências desenvolvidas pela Educação Global
Além das disciplinas tradicionais, a Educação Global busca ir além. Nela, o aluno recebe o aprendizado bilíngue e adquire conhecimentos sobre novas culturas e a diversidade cultural do planeta.
Ao mesmo tempo, aprende sobre as relações históricas, políticas, geográficas, econômicas, culturais e ambientais existentes entre países e pessoas.
O ensino na perspectiva global busca desenvolver competências alinhadas com o século 21, como aprender a pensar criticamente para julgar e decidir, pensar de maneira sistemática e criativa, desenvolver a capacidade de analisar as informações originadas nas mídias, solucionar problemas, trabalhar coletivamente e comunicar-se de forma eficiente.
Outro ponto muito importante é que os alunos tenham contato com as novas tecnologias e aprendam a dominar ferramentas e softwares.
Quais os diferenciais do ensino global?
Na proposta da Educação Global, os alunos aprendem a ter consciência de que os fatos que ocorrem em uma determinada parte do mundo, impactam também nas outras partes. Nesse contexto, os alunos do ensino infantil, são ensinados a examinar e explorar os vários tipos de conexões existentes no globo.
Já os alunos do ensino fundamental aprendem a analisar as consequências das interações entre os diferentes estados e nações do mundo, e como cada um deles responde às mudanças provocadas pelos eventos globais.
Ao longo de toda essa jornada os alunos são colocados diante de temas relevantes para o futuro, como a mediação de conflitos, promoção da paz, solidariedade, direitos humanos e ecologia.
Resumindo, esse ensino promove uma visão global e prepara as crianças e adolescentes para serem adultos que compreendem o mundo e trabalham para torná-lo um lugar melhor.
Se você deseja conhecer mais sobre as práticas propostas nesse sistema de ensino, acesse nosso site e acompanhe o Toque de Mãe no Instagram.