Conheça atividades práticas que podem ser aplicadas no dia a dia e que vão estimular o desenvolvimento do bebê.
Até completar o primeiro ano de vida, os bebês vivenciam uma série de mudanças físicas, mentais, emocionais e sociais. Tudo ao seu redor serve de estímulo para que tais mudanças aconteçam e ainda, para a forma como elas vão ocorrer.
A evolução é constante e o progresso observado a cada dia. Mas, claro que isso também pode variar de criança para criança. Afinal, todo mundo tem o seu tempo.
Porém, existem formas de estimular ainda mais esse desenvolvimento e contribuir para que ele ocorra de forma saudável.
A Doutora Ph.D. Roni Cohen Leiderman, que atua como Reitora do Centro Mailman Segal de Desenvolvimento Humano na Universidade de Nova Southeastern e coautora de Let’s Play and Learn Together pontua uma série de atividades que podem auxiliar as crianças nesse processo, de forma divertida.
De acordo com ela, o estímulo dos pais faz muita diferença. Ela cita que “O relacionamento com pais ou responsáveis é fundamental para o desenvolvimento infantil”, e acrescenta que os jogos, atividades e exercícios podem contribuir para evolução de habilidades motoras, cognitivas, de linguagem e de relacionamento.
A dica da Doutora é inserir no dia a dia atividades de aprendizado práticas. “Sempre envolva atividades com muita linguagem, interação e brincadeiras criativas”, acrescenta.
Selecionamos algumas atividades interessantes indicadas pela especialista, que podem ser aplicadas no dia a dia das crianças de forma simples e prática.
5 atividades divertidas para estimular os bebês
1 – Empilhamento
Para essa atividade você só precisa de copos plásticos de medição e ir revezando no empilhamento dos copos para depois derrubá-los. É possível ainda, criar pequenas competições para ver quem consegue empilhar os copos mais rápido.
Com isso, o bebê pode aprender sobre causa e efeito e desenvolver habilidades motoras finas.
2 – Peekaboo
Essa é uma atividade direcionada aos bebês, antes de 1 ano de idade. Para realizá-la são necessários pequenos brinquedos ou livros e um cobertor.
Coloque parte do objeto debaixo da coberta, deixando apenas um pequeno pedaço a vista. E então pergunte ao bebê onde está aquele objeto, encorajando-o a procurar.
Essa brincadeira pode ajudar as crianças no desenvolvimento de suas habilidades motoras finas.
3 – Leitura
A leitura é uma atividade que estimula o desenvolvimento em todas as fases da vida. Quando as crianças ainda são bebês, livros com estórias indicadas para essa fase, podem ajudar muito no desenvolvimento da linguagem e nas habilidades de escuta.
Busque ler regularmente para o bebê, preferencialmente, utilizando uma leitura mais dinâmica, ou seja, apontando para o livro, mostrando as imagens, fazendo vozes diferentes para cada personagem e convidando a criança a participar, virar as páginas, adivinhar os próximos passos da estória, e assim por diante.
4 – Quebra-cabeças
O ideal é encontrar quebra-cabeças feitos em madeira, preferencialmente aqueles com formas e figuras coloridas. Essa é uma atividade indicada para os bebês que estão completando seu primeiro ano de vida. Daí em diante, eles já estão prontos para começarem a montar.
Comece explicando para a criança como funciona o jogo, seja paciente e sempre comemore quando ela se sair bem.
Essa atividade pode ajudar a desenvolver habilidades motoras finas, habilidades visuais e a capacidade de resolução de problemas.
5 – Música
Insira a música no dia a dia. Busque inventar pequenas melodias com palavras reais ou não, mas que rimam. A rima impulsiona o desenvolvimento da linguagem do bebê e ajuda a desenvolver a discriminação auditiva.
Conheça mais atividades que ajudam no desenvolvimento dos bebês
Se você tem interesse em conhecer mais opções de atividades para usar no dia a dia e estimular o desenvolvimento de diversas habilidades, faça o download do e-book e solte a criatividade.
[…] Cantar músicas, ler histórias e manter uma boa proximidade ajuda muito. Já mostramos por aqui 5 atividades que ajudam no desenvolvimento dos bebês entre 6 e 12 meses, não deixe de […]