Entenda como se desenvolve o paladar da criança e conheça estratégias para introduzir novos alimentos nas refeições diárias.
A alimentação saudável na infância é um fator essencial para garantir um desenvolvimento pleno e bons hábitos alimentares ao longo de toda a vida.
É nos alimentos que o corpo encontra os nutrientes que precisa para se desenvolver. Dessa forma, o que a criança come acaba refletindo de forma direta no seu desenvolvimento, crescimento e saúde.
É comum os pais e mães enfrentarem desafios no processo de introdução alimentar. Em geral, isso se deve ao desconhecimento a respeito da construção do paladar infantil.
Quando exploramos de forma positiva as preferências inatas da criança e trabalhamos para que os sabores desconhecidos sejam incorporados na alimentação cotidiana, é possível tornar o processo mais simples.
O início das preferências alimentares: útero e leite materno
A capacidade para reconhecer sabores tem início quando a criança ainda está no útero.
Moléculas derivadas da dieta da gestante, presentes no líquido amniótico, são responsáveis pelo começo do aprendizado sensorial, preparando o bebê para as experiências de sabores que virão após o nascimento.
Já nascido, a amamentação passa a influenciar o paladar. O sabor do leite pode ser modificado de acordo com a dieta da mãe.
Existem estudos que mostram que se a mãe come um determinado alimento com frequência no período de lactação, quando chega a fase da introdução alimentar, o bebê consegue consumir esse alimento de maneira fácil, sem apresentar resistência.
Como auxiliar na formação do paladar da criança?
É muito interessante conhecer como se desenvolve o paladar da criança para que os pais entendam as preferências alimentares e saibam como trabalhar isso.
Ao nascer, as crianças têm preferências por sabores doces e apresentam aversão ao azedo e ao amargo.
Tais preferências podem refletir num impulso biológico para alimentos com maior densidade calórica e alto teor de proteínas, que são essenciais ao crescimento e desenvolvimento. E ainda, uma aversão aos alimentos tóxicos ou venenosos, o que confere maior proteção à criança.
Contudo, com o passar do tempo, o paladar da criança vai sendo influenciado pelo ambiente onde ela está inserida.
Uma estratégia para conseguir implementar novos sabores na alimentação diária é a exposição repetida a novos alimentos. Estudiosos apontam que o ideal é apresentar um mesmo alimento de 10 a 15 vezes, com preparos diferenciados, para que a criança se acostume com o sabor e defina se ela aceita ou não comer esse alimento.
Outra estratégia é que as refeições sejam feitas em um ambiente alegre e tranquilo. Ambientes com conflitos, tensão, discussões e desordem aumentam as chances de a criança não gostar do que está comendo.
Como a escola pode contribuir na formação do paladar?
A escola é um ambiente que influencia de modo significativo na alimentação infantil. Nós já mostramos por aqui como a escola pode contribuir com a introdução alimentar. Sugerimos que você faça a leitura do artigo.
Além do diálogo, é fundamental que a escola trabalhe a alimentação com atividades práticas e lúdicas, de modo a tornar o contato com os alimentos mais divertido.
Esse contato tranquilo e saudável da criança com os alimentos é de fundamental importância e deve ser estimulado desde a primeira infância.
Com este objetivo, aqui no Toque de Mãe trabalhamos em várias atividades diferenciadas. Um bom exemplo foi o piquenique saudável, realizado com a turminha do Infantil 1. A atividade que você pode conferir em nosso Instagram aconteceu ao ar livre, no jardim da escola.
Outro exemplo prático onde associamos a alimentação saudável com os conteúdos de outras disciplinas foi a contação da história “A Cesta da Dona Maricota”. Nela, os alunos puderam experimentar alguns legumes, como cenoura e batata cozida.
Além do estímulo ao paladar, a atividade que também compartilhamos no Instagram, teve como objetivo que as crianças identificassem e diferenciassem verduras, legumes e frutas com os brinquedos, desenvolvendo a habilidade matemática de classificação.
Para conferir mais atividades práticas realizadas no Toque de Mãe, siga nosso perfil nas redes sociais.