Entenda como as cores podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo das crianças.
O descobrimento das cores não é um processo difícil. A partir dos 3 meses de vida, a criança já consegue percebê-las. No entanto, o processo de nomeá-las pode se estender até os três anos de idade.
Para que a criança chame o vermelho de vermelho ou o amarelo de amarelo, ela precisa ser estimulada. A fixação dos nomes só ocorre com exercícios e exemplos. De acordo com os especialistas, esse é um processo de memorização e por isso precisa de prática.
Apesar de ver as cores, as crianças não as conhecem. Portanto, para estimular o aprendizado, é preciso colocá-las em contato com elas. Um exemplo simples é citar os nomes das cores das roupas, de objetos, das frutas, flores, etc.
A seguir, falamos um pouco mais sobre como ocorre o processo de aprendizagem das cores e falamos sobre atividades que estimulam as crianças.
Aprendizagem
A partir dos três meses de vida, a criança descobre que o mundo é colorido. É nesta fase que a sua visão deixa de ser “embaçada” e ela começa a ver as coisas como são. Nessa fase, seu olhar pode se fixar em objetos de cores primárias, que são o verde, vermelho, azul e amarelo.
Com cerca de um ano e cinco meses, ela já começa a diferenciar as cores. Aos dois, já tem capacidade para nomeá-las. Com o ingresso na escola, a aprendizagem se intensifica e é uma questão de tempo para que ela memorize o nome das cores em geral.
A partir do início da vida escolar, o processo se torna mais rápido devido aos estímulos frequentes que a criança recebe.
É comum ver crianças de 3 a 4 anos de idade que ainda não conseguem nomear as cores. Isso ocorre devido a falta de estímulos. Quanto maior for o estímulo, mais elas aprenderão.
A importância de brincar com as cores
Mais importante do que decorar o nome das cores, é que a criança brinque com elas. As criações coloridas, como desenhos ou até rabiscos sem sentido, indicam que o desenvolvimento psicomotor da criança está se desenvolvendo de forma normal. Ou seja, é sinal de um crescimento saudável.
Essas brincadeiras demonstram que a criança possui coordenação motora e que ela se relaciona com o mundo a sua volta, representando-o por meio de desenhos.
Além disso, as atividades e brincadeiras com cores contribuem para o desenvolvimento cognitivo. Por meio delas, as crianças assimilam conceitos, ideias e até mesmo a questão da identidade cultural. Além disso, conseguem memorizar mais facilmente formas e conteúdos.
Motivos para brincar com as cores
– Estimula a coordenação motora;
– Treina a concentração;
– Ajuda a criar noção de espaço;
– Estimula a percepção e a criação de conexões.
Brincadeiras com as cores
A ludicidade é uma ferramenta importante na aprendizagem das cores, pois torna o processo mais leve e divertido.
As brincadeiras que exigem o encaixe de peças são muito interessantes, principalmente para as crianças de 1 a 2 anos. Além de serem ótimas para ensinar sobre as cores, estimulam a coordenação motora.
Outra atividade legal é a separação de cores. Ela pode ser feita a partir de 1 ano de idade e com uma ampla diversidade de materiais, desde que sejam coloridos. Bolinhas, giz de cera ou qualquer outro tipo de objeto.
Lápis de cor, tinta, papéis coloridos e outros materiais usados em atividades artísticas são muito interessantes. Isso porque, além de ajudar na memorização das cores, trabalham a criatividade, a noção espacial e coordenação motora.
Aqui no Toque de Mãe, são realizadas várias atividades para estimular o aprendizado das cores. Na aula de inglês, por exemplo, a turminha do Infantil 1 fez uma atividade de coletar pompons utilizando palitinhos de madeira (hashis).
Essa é uma excelente atividade para aprimorar as habilidades de coordenação motora, atenção e percepção visual, além de auxiliar no aprendizado do vocabulário da unidade.
Acesse o site da escola para conhecer mais sobre nossas práticas pedagógicas.