Entenda a função e a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças.
O brincar é uma parte essencial do processo de aprendizagem. Em busca de um desenvolvimento pleno e saudável, é preciso que a escola e as famílias saibam priorizar as brincadeiras.
Ao brincar, as crianças são integradas ao processo de socialização e desenvolvem os aspectos cognitivo, psicológico, afetivo, intelectual e motor. Além disso, brincando elas se tornam protagonistas do processo de aprendizagem.
Como as brincadeiras contribuem para a aprendizagem?
O brincar é um processo psicológico de grande importância, onde as crianças se desenvolvem, aprendem, se tornam mais independentes, vivenciam novas experiências, liberam energia e expandem o seu potencial criativo.
As brincadeiras dão suporte para a relação entre teoria e prática, o que facilita o entendimento e compreensão dos conceitos ensinados. Com a socialização, também é possível despertar maior interesse dos pequenos, aumentando o engajamento nas aulas.
Nos primeiros anos da vida escolar, o lúdico é utilizado para o desenvolvimento de atividades que impactam positivamente no aprendizado. Ao brincar, as crianças constroem significados e revivem suas realidades individuais.
Para a criança, o ato de brincar é uma ação livre e espontânea. Quando elas estão brincando, é possível observar movimentos intelectuais no processo de aprendizagem. Nas brincadeiras coletivas, há uma socialização de conhecimentos e experiências entre elas.
Nesse sentido, podemos entender o brincar como uma ferramenta de comunicação, onde a criança utiliza de imaginações e fantasias que fortalecem o aprendizado por meio da construção da autonomia, da reflexão e da criatividade.
O uso de brinquedos e jogos é muito significativo para o incentivo da aprendizagem, estimulando a curiosidade, o espírito criativo e trabalhando habilidades como a atenção, a memorização e concentração. Com isso, a criança evolui no processo de conhecimento e interação no meio sociocultural.
Quando os professores propõem jogos coletivos, as crianças exercitam a cooperação entre equipes. A vontade de ganhar ou o simples fato de fazer algo que não está sendo avaliado, ajuda a reduzir a pressão dos estudos, aumentando a satisfação na realização das atividades.
Benefícios da brincadeira na primeira infância
– Estimula o desenvolvimento cerebral e oferece uma melhor compreensão do mundo. Brincadeiras como morto-vivo e dança da cadeira permitem o aprendizado de regras de convivência que são muito benéficos nessa fase;
– Melhora a inteligência por meio do desenvolvimento intelectual. De acordo com um estudo da Universidade do Arkansas, brincar melhora o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social;
– Desperta a criatividade, principalmente, o brincar livre que possibilita uma variedade de estímulos;
– Melhora as habilidades de comunicação. De acordo com um estudo da Universidade da Geórgia, as brincadeiras aumentam o desempenho da alfabetização, porque permite que os pequenos pratiquem o vocabulário e o jogo social;
– Desenvolve a sociabilidade. Enquanto as crianças brincam estão vivenciando a interação social, aprendem a cooperar, seguir regras e desenvolvem o autocontrole;
– Melhora a saúde emocional por meio da autorregulação das emoções. Estudos realizados na Nova Zelândia descobriram que brincar favorecem o controle emocional;
– Lições de vida também são aprendidas por meio do brincar. Quando as crianças encenam a vida por meio do faz de conta, elas desenvolvem habilidades de resolução de problemas.
O interessante é proporcionar para os pequenos diferentes tipos de interação, dando espaço para que se desenvolvam as mais diversas habilidades.
Os gestores e professores das escolas devem priorizar o brincar no planejamento escolar. Além de reservar espaço para o livre brincar, onde as crianças criam as próprias brincadeiras, indo mais além no desenvolvimento da criatividade.
Aqui no Toque de Mãe, o brincar faz parte do dia a dia dos nossos alunos, dentro e fora da sala de aula, eles recebem estímulos que fomentam o desenvolvimento em todos os aspectos. Acesse o site e conheça mais sobre nosso trabalho.