Entenda como o estímulo às diferentes modalidades esportivas é importante para o desenvolvimento motor infantil.
A iniciação esportiva é muito importante para a promoção de hábitos saudáveis, mas ela também contribui de maneira significativa para o desempenho psíquico e motor dos pequenos.
Correr, rolar, saltar, arremessar uma bola, tudo isso parece muito simples para nós adultos, mas para que as crianças consigam realizar cada um desses movimentos, elas precisam desenvolver a coordenação motora. Esta que, compreende o amplo domínio das mais diversas habilidades.
Quando os movimentos citados não são desenvolvidos ainda na infância, é possível que a criança enfrente limitações na vida adulta e por isso, o ideal é que elas sejam estimuladas desde cedo para que se desenvolvam na idade escolar.
Nesse sentido, a prática de esportes tem um papel muito importante, sendo imprescindível para o bom desenvolvimento motor.
Como acontece o desenvolvimento motor infantil?
De acordo com os especialistas, o desenvolvimento motor infantil pode ser definido como o processo contínuo de movimento que tem início quando o bebê ainda está no útero. Além de estar relacionado ao crescimento e a maturação do organismo, compreende também fatores biológicos, comportamento e o ambiente.
Cada criança pode ter o seu próprio padrão de desenvolvimento. Em geral, esse desenvolvimento é dividido em fases, começando pela fase motora reflexa que vai até os 4 meses de vida. Nela, o bebê realiza movimentos reflexos que ajudam a obter informações do ambiente.
Entre 1 e 2 anos de idade, a criança vivencia a fase rudimentar. Ela é composta por movimentos estabilizadores, como o controle do pescoço, da cabeça e do tronco. É quando começam a serem desenvolvidas habilidades como engatinhar, rastejar e caminhar.
Depois disso vem a fase fundamental, que vai dos 3 até os 7 anos de vida. Ela é considerada a base do desenvolvimento motor infantil e envolve todos os movimentos básicos como correr, rolar, saltar, chutar e outros.
Depois dessa fase, a criança passa para a especializada, onde ocorre o refinamento das habilidades para a prática esportiva. Mas, ela depende do que já foi desenvolvido na fase fundamental.
Como o esporte contribui no desenvolvimento motor?
Iniciar a prática esportiva na infância é muito importante para contribuir com a coordenação motora da criança. Por meio dos esportes, é possível obter variados estímulos desenvolvendo uma ampla diversidade de movimentos.
Até os 3 anos de vida, as crianças ainda não estão preparadas para a prática de um esporte, mas já podem serem estimuladas em atividades como a natação, judô e ballet, nas modalidades baby class com exercícios apropriados para a faixa etária.
Dos 4 aos 6 anos, elas podem praticar qualquer tipo de esporte. O importante é que isso seja feito sempre de maneira divertida e prazerosa.
A partir dos 8 anos, a própria criança já pode escolher quais esportes praticar, de acordo com as suas preferências.
O esporte na rotina escolar
O esporte tem um objetivo fundamental na rotina escolar, que é justamente o de estimular o desenvolvimento das habilidades motoras nas crianças, ao mesmo tempo em que promove hábitos saudáveis, contribui para o desenvolvimento cognitivo e estimula a sociabilidade.
Aqui no Toque de Mãe, nós buscamos implementar a mais diversas modalidades, a fim de trabalhar as diferentes habilidades e manter os alunos engajados.
São bons exemplos as modalidades de judô, natação, ballet e futsal, que ajudam a desenvolver a coordenação motora, trabalha as habilidades socioemocionais como disciplina, persistência e trabalho em grupo, além de promover o bem-estar ao aluno com a atividade física.
Quando os esportes fazem parte da rotina escolar, a criança exerce todos esses aprendizados ao longo de sua vida adulta.
Para conhecer um pouco mais sobre nossas práticas pedagógicas, acesse o site da escola e acompanhe nosso perfil no Instagram.