Entenda como o conhecimento sobre os animais pode contribuir para as crianças e confira sugestões de atividades para trabalhar com esse tema.
O universo animal apresenta uma grande riqueza de qualidades a serem observadas, cores, texturas, comportamentos e habilidades dos mais diversos tipos.
Quando criança, temos uma facilidade natural de se encantar com tudo isso que, com o passar do tempo, acaba se perdendo. Mesmo conscientes de que também fazemos parte da natureza, nem sempre estamos disponíveis para olhar para ela e desbravá-la.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que as crianças devem desenvolver habilidades de “compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela”. Além de outras atividades relacionadas com a observação, identificação e descrição de questões e fenômenos naturais.
Não é difícil iniciar a abordagem desse tema com os pequenos. Afinal, as crianças são naturalmente curiosas. A seguir, falamos sobre como inserir os animais nas atividades escolares e damos exemplos de práticas já realizadas aqui na escola.
Qual o objetivo de conhecer os animais na educação infantil?
O principal objetivo é ampliar os conhecimentos da criança sobre o mundo natural e animal, oportunizando que ela desenvolva a curiosidade e a capacidade de observação. Fatores estes que, contribuem para um aprendizado mais significativo.
Não podemos esquecer que o estudo dos animais faz parte do conhecimento científico e quando estimulamos esse conhecimento desde cedo, aproximamos as crianças da ciência.
Para os pequenos, atividades de conhecimento dos animais podem promover benefícios como:
– Reconhecimento das mais diversas espécies de animais;
– Desenvolvimento de sentimentos positivos como respeito e proteção;
– Contribuição para o desenvolvimento da linguagem e da memória;
– Conhecimento dos diferentes habitats, biomas, climas, etc.;
– Desenvolvimento das habilidades de observação e análise;
– Momentos de descontração;
– Estímulo ao cuidado com a natureza em geral.
Crianças e animais – Um aprendizado divertido!
Além das atividades sugeridas na BNCC, é interessante que as crianças tenham vivências que lhe sejam estimulantes, como o contato físico com animais, que torna o aprendizado ainda mais enriquecedor.
Nessa fase, as crianças estão desenvolvendo a percepção do cuidado consigo mesmas e com os outros, incluindo os animais. Dessa forma, se aproximar dos bichinhos é uma forma de ampliar essa compreensão do cuidar.
Dentre as atividades que podem ser propostas na escola estão, por exemplo, a observação e identificação dos insetos que aparecem no quintal da escola. Buscando entender porque eles estão ali e qual a função de cada um nesse ambiente.
Filmes, desenhos e histórias com a temática dos animais também são interessantes. Isso porque, ativam o imaginário das crianças.
Outra dica é utilizar o lúdico com brincadeiras como imitar o som dos bichos, desenhá-los, pintá-los, utilizar fantoches de animais, reproduzir as formas de animais com massinha de modelar, dentre outras muitas ideias criativas que podem surgir.
É interessante explorar a diversidade de espécies, mostrando répteis, mamíferos, peixes, anfíbios e outras aves. Criar um catálogo com animais brasileiros, por exemplo, é uma excelente forma de valorizar nossos biomas.
Atividades temáticas
Aprender por meio de histórias é uma forma de tornar o processo de ensino mais lúdico, conseguindo assim, fixar ainda mais o conteúdo.
Nessa atividade que compartilhamos no Instagram da escola, as turminhas do Berçário e Pré-Infantil ouviram uma história especial sobre o cachorro, além de interagir com um recurso visual feito de material reciclável, para deixar a aula ainda mais interessante para os pequenos.
Contato com os animais
Nessa atividade, os alunos do infantil 2 receberam a visita de uma cachorrinha da raça pug.
Eles estão estudando sobre os pets, e receberam a cachorrinha Frida para que pudessem entender melhor as partes do corpo de um cachorro.
Para conferir mais atividades como essas, nos acompanhe nas redes sociais. Você também pode conhecer mais sobre o Toque de Mãe, acessando o nosso site.