Veja como a educação bilíngue contribui para potencializar as habilidades cognitivas e melhorar o desempenho escolar dos alunos.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a relação do ensino bilíngue com o desenvolvimento escolar. Alguns pais chegam a ficar preocupados com a possibilidade do ensino da segunda língua prejudicar o desempenho da criança.
Mas, a realidade é bem diferente disso. O ensino bilíngue pode potencializar o desenvolvimento da criança e fortalecer habilidades cognitivas como a concentração, a criatividade, a memória e a consciência metalinguística.
Existem vários estudos realizados para analisar a interação entre a linguística e a neuropsicologia, a fim de verificar a influência do bilinguismo no processamento dos componentes cognitivos.
Esse assunto vem recebendo grande atenção da comunidade científica, principalmente, porque mais da metade da população do planeta utiliza pelo menos duas línguas para interagir na sociedade. Com isso, é de fundamental importância conhecer como elas se organizam no cérebro e quais alterações geram na dinâmica cerebral.
O que dizem as pesquisas?
A relação entre o bilinguismo e processamento das funções cerebrais passou a ser uma preocupação dos cientistas a partir de meados dos anos 90, quando ocorreu um incremento nos estudos neuropsicolínguisticos com neuroimagem.
Além de averiguar a relação entre o manejo das funções executivas, essas pesquisas visavam compreender a forma de armazenamento e evocação da linguagem no bilinguismo.
Como resultado, vários estudos chegaram ao resultado de que o processamento de funções executivas é diferente ao longo das faixas etárias, existindo uma vantagem dos bilíngues em relação aos monolíngues.
O fato de ocorrer uma disputa constante entre duas línguas no cérebro bilíngue, fazendo com que ele tenha que bloquear uma para ativar a outra dentro de determinados contexto, solicita uma maior demanda dos recursos de memória de trabalho criando uma vantagem no processamento de funções executivas como a atenção seletiva e a flexibilidade cognitiva.
Para as crianças, o aprendizado da segunda língua contribui para fortalecer habilidades cognitivas em geral, melhorando a capacidade de concentração, memorização de informações, despertando a criatividade e a consciência metalinguística.
Vantagens do ensino bilíngue
A grande vantagem do ensino bilíngue é que as crianças desenvolvem a capacidade de comunicação em um segundo idioma, contribuindo para o seu futuro pessoal e profissional.
Mas, também são atingidas outras importantes vantagens como:
– Melhora da concentração, memória e raciocínio: ao absorver os conteúdos de outro idioma e se comunicar também na língua materna, há maior demanda das habilidades cognitivas e, consequentemente, um melhor desenvolvimento delas;
– Formação mais completa: a criança que aprende outros idiomas também aprende a enxergar o mundo de forma plural, onde ela pode se comunicar com todos e se tornar um cidadão global;
– Acesso a novas culturas: o ensino bilíngue traz consigo a internacionalização, que permite que os alunos entrem em contato com fontes de outros países, ampliando o acesso a novas culturas.
Vale ressaltar que a flexibilidade mental e o conhecimento de novas culturas são fatores relevantes para estimular competências socioemocionais.
A partir de que idade as crianças podem aprender um segundo idioma?
O aprendizado bilíngue ocorre de forma mais natural na infância. Por isso, o ensino pode ser iniciado já na educação infantil, desde que utilize materiais e conteúdos adaptados para a idade.
É possível, inclusive, que a criança receba a alfabetização simultânea, que ocorre quando duas línguas são exploradas ao mesmo tempo. Nesse caso, o domínio da fala e da escrita são desenvolvidos conjuntamente para os dois idiomas.
Acesse o site do Toque de Mãe e conheça mais sobre a educação bilíngue.