Veja formas simples de estimular as crianças e contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras.
Ao longo da primeira infância, os pequenos passam por um período repleto de descobertas e experiências totalmente novas. Os estímulos feitos pelos pais ou na escola são essenciais para permitir que a criança se movimente de forma segura desde o nascimento e alcance um desenvolvimento pleno e saudável.
Quando falamos a palavra “estímulo” ou citamos “desenvolvimento motor”, para muitos pais pode aparentar ser algo difícil de se realizar, porém, a verdade é que estimular a criança pode ser muito mais simples do que você imagina.
Estar por perto, dar atenção, comemorar as pequenas vitórias e abraçar o bebê são gestos estimulantes que fazem grande diferença para o desenvolvimento. Além disso, é importante criar ambientes seguros e ricos em estímulos.
A seguir, vamos adentrar um pouco mais nesse tema para que pais e mães se sintam confiantes em contribuir para o desenvolvimento motor de seus filhos.
O que é o desenvolvimento motor infantil?
O desenvolvimento da criança compreende o seu crescimento físico, a maturação neurológica, construção de habilidades comportamentais, cognitivas, afetivas e sociais.
Compreende ainda, o que chamamos de desenvolvimento motor, que nada mais é do que as alterações de comportamento, relacionadas com a idade e que influenciam a postura e os movimentos.
Do nascimento até os 5 anos de idade, ocorre a fase que conhecemos como primeira infância, período em que as crianças são mais receptivas aos estímulos do ambiente e quando desenvolvem as suas habilidades motoras de uma forma mais rápida.
Exemplos fáceis de perceber no desenvolvimento motor são o ato de conseguir controlar a cabeça, rolar, se arrastar, sentar, engatinhar, caminhar, etc. Tudo isso é vivenciado em fases, assim como acontece nas fases do desenvolvimento da linguagem.
Como estimular o desenvolvimento motor dos filhos?
Os pais podem estimular e contribuir para o desenvolvimento motor desde o nascimento. Como já citamos no início do post, estar sempre por perto, dar atenção, abraçar a criança, conversar e manter um ambiente seguro são ações simples, mas muito significativas.
Além disso, é importante manter um ambiente que seja rico em estímulos motores e sensoriais, como tatames onde a criança possa ficar livre para se movimentar, brinquedos apropriados para a idade como bichinhos de borracha ou chocalhos.
É importante manter a supervisão para que os movimentos ocorram sempre de forma segura. Cantar músicas, ler histórias e manter uma boa proximidade ajuda muito. Já mostramos por aqui 5 atividades que ajudam no desenvolvimento dos bebês entre 6 e 12 meses, não deixe de conferir.
Uma das atividades que realizamos aqui na Escola Toque de Mãe e que pode ser facilmente replicada em casa, são os circuitos motores. Acesse nosso Instagram para entender como funciona.
A supervisão e o acompanhamento das atividades são importantes para observar possíveis dificuldades das crianças relacionadas com o desenvolvimento motor que podem necessitar de acompanhamento profissional.
Alguns exemplos são quando a criança é “molinha” ou “dura” demais e não consegue executar movimentos, quando demora muito para conseguir segurar a cabeça ou se mesmo depois do sexto mês ainda não consegue pegar os brinquedos ou se relacionar com o ambiente.
Tanto em casa quanto na escola, essas dificuldades devem ser observadas e informadas o quanto antes ao pediatra.
Brincadeiras para ajudar no desenvolvimento motor
- Circuitos motores com brinquedos sonoros, caixas de papelão e outros objetos. Os desafios ajudam as crianças a construir consciência corporal, exercitar o equilíbrio e fortalecer o tônus muscular;
- Mapas do tesouro, adivinhações e charadas são boas dicas para estimular a curiosidade das crianças e incentivá-las;
- Jogos de montar com blocos ou peças encaixáveis são muito interessantes para o raciocínio lógico e a noção espacial.
[…] iniciada na infância, a natação pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras, da sociabilidade e da […]