Entenda o que é coordenação motora, como ela se desenvolve e veja dicas para estimular a capacidade motora dos pequenos desde cedo.
Quando corremos, pulamos, andamos de bicicleta ou realizamos tarefas que exijam uma maior habilidade como escrever, desenhar, bordar, em todas essas situações precisamos da coordenação motora. Ela é a capacidade do nosso corpo de desenvolver os movimentos.
Para isso são utilizados alguns sistemas do corpo como o muscular, o esquelético e o sensorial. A interação entre eles produz ações e reações equilibradas que nos permitem fazer todas essas coisas.
A capacidade motora de um indivíduo pode ser medida pela agilidade e velocidade com que ele consegue responder a determinados estímulos. E por isso, estimular o desenvolvimento da coordenação motora desde cedo é muito importante.
Coordenação motora grossa e fina
A coordenação motora é classificada de duas formas: grossa e fina. Na coordenação motora grossa são utilizados grupos musculares maiores e desenvolvidas habilidades como chutar, correr, pular, subir e descer escadas, etc.
Ela pode ser estimulada com exercícios e atividades esportivas. Se uma criança não realiza tais atividades, pode não conseguir realizar esses movimentos de forma ágil e ter dificuldades para praticar esportes.
A coordenação motora fina usa músculos pequenos, como os dos pés e das mãos que permitem movimentos como os realizados ao segurar um objeto, desenhar, pintar ou escrever, por exemplo. São movimentos mais precisos, delicados e que acompanharão a criança por toda a sua vida.
Desenvolvimento motor das crianças
A coordenação motora começa a ser desenvolvida desde cedo, a partir do momento em que a criança começa a se movimentar. A partir da primeira infância, estímulos dos pais e dos professores ajudam a trabalhar a motricidade e aumentar a capacidade motora.
Essa capacidade será proporcional a quantidade de atividades que ela realiza, ou seja, quanto mais estímulos houver, mais ágeis e precisos serão os seus movimentos.
Atividades para estimular a coordenação motora fina
Como já citamos acima, a coordenação motora grossa pode ser estimulada a partir de atividades esportivas em geral. Para isso, tanto em casa quanto na escola, podem ser promovidas brincadeiras e jogos que incentivem os movimentos, de forma segura para cada idade.
Já a coordenação motora fina, pode ser estimulada com atividades menores que utilizam, basicamente, as mãos. A seguir, mostramos algumas delas:
- Fazer dobraduras – essa atividade desenvolve a musculatura das mãos e pode ser trabalhada com crianças de diferentes idades. O adulto só precisa ir fazendo o passo a passo para que a criança acompanhe;
- Massinha de modelar – ao moldar diferentes formas com a massinha, a criança também está desenvolvendo a musculatura das mãos e melhorando a coordenação motora fina;
- Desenho e traçado – No período de alfabetização, a coordenação motora pode ser trabalhada de forma associada por meio de atividades em que a criança desenhe as letras. Essa é uma atividade comum aqui na escola, veja em nosso Instagram;
- Brincadeiras ao ar livre – Combina o estímulo da coordenação motora fina com estímulos sensoriais. As crianças se divertem ao mesmo tempo que desenvolvem seus estímulos, por meio do contato com a terra, do gramado e da manipulação dos brinquedos;
- Colorir – É uma das atividades mais simples e eficazes para desenvolver a coordenação motora fina, já que a criança precisa segurar o lápis, se concentrar, preencher adequadamente os espaços com cores, etc.
Conforme essas atividades vão sendo realizadas, os avanços podem ser observados.
Observada grande dificuldade no desenvolvimento motor, é importante buscar orientação profissional, a fim de identificar se a criança apresenta alguma limitação.
Matricule seu filho em uma escola que prioriza o desenvolvimento pleno e saudável. Conheça a Toque de Mãe.
[…] anos de vida, as crianças passam por várias fases de desenvolvimento, como o socioemocional, motor e […]
[…] Trabalha a coordenação motora, coordenação motora fina, equilíbrio, etc; […]