Toque de Mãe Bilíngue

  • METODOLOGIA
  • BERÇÁRIO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • PEA-UNESCO
  • CONTEÚDOS
65 3664-3333ENTRE EM CONTATO
  • Home
  • Uncategorized
  • Como serão os protocolos para a volta do funcionamento escolar?

Como serão os protocolos para a volta do funcionamento escolar?

by Márcia Pedr'Angelo / segunda-feira, 25 janeiro 2021 / Published in Uncategorized

Estamos vivendo uma fase da pandemia no Brasil, na qual várias regiões do país já começaram a retornar às suas atividades comerciais, sociais e até educacionais. Neste contexto, muitas famílias passam então a se preocupar com a volta às aulas e quais os protocolos adotados pelas instituições para garantir a segurança aos seus filhos.

Ainda há muitas dúvidas com relação às garantias quanto a prevenção do Covid em ambientes frequentados por crianças. No entanto, estudos recentes, como da Universidade de Oxford no Reino Unido, Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro e Universidade de Tel Aviv em Israel, mostram que infantes menores de 12 anos de idade são os menos afetados pelo coronavírus, tendo a gripe comum, por exemplo, índices muito mais elevados de gravidade e mortalidade para a referida faixa etária. Porém, os cuidados, como uso de máscara, lavagem das mãos e distanciamento, são de extrema importância, pois apesar de não apresentarem grandes manifestações da doença, transmitem o vírus as pessoas do convívio quando em contato direto. Baseado na análise de dados reais e nos estudos, que vem avançando cada vez mais neste quesito, muitos países adotaram o retorno das atividades escolares e iniciaram a criação dos protocolos e recomendações indicadas para esse momento.

De maneira unânime há o consenso de que os alunos devem retornar de forma gradativa, sendo escalonados em pequenos grupos, a fim de que parte da instrução pedagógica ocorra na escola e parte dela permaneça acontecendo em casa. Outro ponto de consenso é sobre o fato de transmitir, através das medidas adotadas, segurança aos familiares com os cuidados realizados no ambiente escolar, visando promover o distanciamento entre as crianças, zelo com relação a higiene, rotina estruturada para garantia de saúde aos professores e demais colaboradores, e práticas educacionais que sejam afetivas e de retomada emocional a todos os envolvidos.

Sendo assim, há alguns pontos que merecem destaque e precisam estar bem estruturados no guia de condução desta nova rotina. Dentre eles:

– Protocolo de triagem na entrada da escola, com uso de termômetro, tapetes de higienização dos pés, limpeza das mãos e dos pertences trazidos;

– Protocolo de afastamento social, nos diversos espaços de circulação da escola (banheiro, quadra, áreas externas, etc.) uma vez que os estudantes não ficarão durante todo tempo em sala de aula sentados em suas carteiras com distanciamento previamente marcado de 1,5m.

– Protocolo de conduta do colaborador, que além de passar por toda triagem, assim como os estudantes, devem ter medidas ainda mais rigorosas de controle do seu histórico e rotina dentro e fora da escola;

– Protocolo de limpeza e desinfecção dos espaços, baseado nas recomendações da OMS, assim como no parecer de profissionais desta área específica de higiene;

– Protocolo de visita ou encontro com pais da escola, assim como para novas matrículas, pois não é permitido, em nenhuma hipótese, a circulação de pessoas, além das crianças e colaboradores diretamente ligados ao ensino, dentro do perímetro escolar em horário de aula.

Portanto, entendendo que diversos setores iniciaram essa retomada e compreendendo o quanto a instrução pedagógica presencial poderá contribuir para minimizar os impactos emocionais, físicos e cognitivos causados às crianças nesta fase de isolamento social, devemos buscar a escola e abrir o diálogo para compreender o que já foi feito e qual o planejamento para a volta deste convívio infantil.

Lembre-se que, quando acontecer essa liberação pelos órgãos competentes, permanecerá ainda a possibilidade do ensino 100% online, no entanto é de extrema valia ressaltar o quanto o aluno será beneficiado em voltar a ter uma rotina de encontros com o seu meio, uma vez que o seu papel na sociedade é ser estudante, sendo essa a única responsabilidade a ser cumprida por um menor durante a infância. Em contrapartida, é essencial que os familiares tenham a consciência de que pessoas do grupo de risco, como idosos (avós) ou com doenças pré-existentes não devem entrar em contato com as crianças, nem mesmo levá-los e buscá-los na escola.

Neste período de pandemia, atenção aos detalhes faz toda diferença, temos aprendido que amar é instruir, acreditar e apoiar aqueles que respeitamos e queremos ver sendo felizes.

avatar

About Márcia Pedr'Angelo

Empreendedora apaixonada por educação, Psicopedagoga, Especialista em Ed. Infantil e Letramento, Coaching educacional, Membro da Coordenação PEA-UNESCO MT e MS, Fundadora e CEO da Toque de Mãe Bilíngue (2007), CEO do Colégio UNICUS (2016).

What you can read next

Educação Ambiental – Prática necessária para a Geração Alpha
Entenda o período de pré-alfabetização
Como a educação bilíngue pode impulsionar as habilidades cognitivas, a criatividade e a resolução de problemas

Recent Posts

  • Unicus Academy: a inteligência coletiva como pilar da nossa excelência educacional

    Estamos vivendo uma transformação importante no...
  • Criatividade e Sustentabilidade: Construindo robôs com materiais reutilizáveis

    Nossos pequenos deram asas à imaginação ao cria...
  • A cultura que nos move no Toque de Mãe & Colégio UNICUS

    Quando pensamos na trajetória do Toque de Mãe e...
  • Teatro na educação: Estimulando imaginação e valores

    O teatro na escola vai muito além do entretenim...
  • Atenção plena e socialização: Os caminhos para um aprendizado eficaz nas escolas

    Em um mundo onde notificações e distrações estã...

Comentários

  • Conhecimento e ludicidade: aprendizado mais eficiente e prazeroso - Toque de Mãe Bilíngue em Apreciar e aprender com passado através das brincadeiras antigas
  • Conhecimento e ludicidade: aprendizado mais eficiente e prazeroso - Toque de Mãe Bilíngue em Como se desenvolve a coordenação motora?
  • Crianças em alerta com as questões ambientais - Toque de Mãe Bilíngue em Introdução alimentar: Dicas para papais de primeira viagem
  • Robótica na escola - Como o Toque de Mãe integra essas atividades no dia a dia escolar - Toque de Mãe Bilíngue em Como estimular o aprendizado bilíngue desde cedo?
  • Ensinando sobre a rotina de higiene pessoal de forma lúdica e divertida - Toque de Mãe Bilíngue em Como se desenvolve a coordenação motora?

Archives

  • maio 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • janeiro 2021

Categories

  • Alfabetização
  • Alimentação Infantil
  • Ballet
  • Berçário
  • Bilinguismo
  • Brincadeiras infantis
  • Conteúdo
  • Coordenação Motora
  • Desenvolvimento Infantil
  • Desenvolvimento motor
  • Educação Ambiental
  • Eventos
  • Higiene Infantil
  • Judô
  • Linguagem para bebês
  • PEA-Unesco
  • Robótica
  • Treinamento
  • Uncategorized

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

SOBRE O TOQUE DE MÃE

  • PEA-Unesco
  • Faça parte

PEDAGÓGICO

  • Metodologia
  • Berçário
  • Educação Infantil

CONECTE-SE

© 2022 Toque de Mãe Bilíngue | Todos os Direitos Reservados.

TDM EDUCACAO INFANTIL LTDA
CNPJ: 10.540.720/0001-01

Estamos no WhatsApp    (65) 3664-3775
TOP
  •  

  •  

  •  

Nós estamos usando cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação.

Você pode obter mais informações em .

Toque de Mãe BilíngueLogo Header Menu
  • METODOLOGIA
  • BERÇÁRIO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • PEA-UNESCO
  • CONTEÚDOS
Desenvolvido por Colégio Toque de Mãe  GDPR Cookie Compliance
Informações de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Para solicitar a exclusão dos seus dados, entre em contato via formulário de contato ou entre em contato pelo e-mail secretaria@toquedemae.com.br ou pelo telefone +55 (65) 3664-3333 / +55 (65) 3664-3775.

Cookies Necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.

Política de Privacidade

Mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade