Veja como a cozinha pode ajudar as crianças na promoção de experiências sensoriais, estímulo aos hábitos saudáveis e outros benefícios.
Embora a cozinha possa apresentar riscos para as crianças, tomando os devidos cuidados é possível aproximar os pequenos de uma alimentação mais saudável por meio das aulas de culinária.
Experimentar novos alimentos pode ser um grande desafio para muitas crianças. Quando ajudamos os pequenos a explorar novos sabores, proporcionamos experiências sensoriais que podem ajudar na construção do paladar e criar associações positivas com os alimentos.
Além disso, ao manusear os produtos, os pequenos também têm a oportunidade de trabalhar a coordenação motora fina.
A cozinha pode ser um ambiente de muitos ensinamentos. Até mesmo de matemática. Isso porque, conceitos como medição, fração, contagem e outros, podem ser realizados de forma natural na execução de receitas.
Lições de ciência podem ser trabalhadas com explicações sobre a mudança dos alimentos com a temperatura e ainda, na explicação de como alguns deles podem ajudar nosso corpo a ser mais saudável.
O ato de seguir uma receita ajuda a desenvolver habilidades de planejamento, já que é preciso calcular as quantidades de cada ingredientes, separá-los, colocá-los na ordem certa e seguir um processo para chegar até o resultado esperado.
Enquanto cozinham, as crianças podem expandir seu vocabulário, aprendendo palavras novas ao descrever sabores, aromas e texturas. Quando as aulas de culinária são coletivas, há ainda a oportunidade de socializar.
Benefícios da culinária para crianças
- Explora os sentidos;
- Ensina sobre alimentação saudável;
- Ajuda a desenvolver hábitos alimentares que serão levados para a vida toda;
- Trabalha a coordenação motora fina;
- Permite trabalhar conceitos matemáticos;
- Podem ser ensinadas lições de ciência;
- Ajuda a desenvolver as habilidades de planejamento;
- Enriquece o vocabulário;
- Estimula a socialização.
Cuidados e Dicas para cozinhar com as crianças
Antes dos três anos de idade, o ideal é que as crianças passem longe da cozinha. Afinal, o fogão, produtos de limpeza, eletrodomésticos, talheres e outros objetos podem representar um risco à segurança.
Porém, a partir dessa idade, os pequenos já podem começar a frequentar o ambiente com o acompanhamento dos pais.
Á princípio, é importante ficar longe do fogão. Somente a partir dos 10 anos de idade, quando a criança já consegue ter noção dos riscos, é que ela pode experimentar cozinhar alguns pratos simples. Para os menores, as tarefas devem ser sempre as mais simples como manusear massas, quebrar ovos e misturar ingredientes.
O mais importante é ir para cozinha com bastante tempo disponível. Principalmente, porque as crianças precisam de muita atenção. Além disso, sempre que possível, é recomendado deixar os utensílios e os ingredientes preparados. E, de preferência, utilizar objetos que não quebram, feitos em plástico ou inox.
Quando estiver com as crianças na cozinha, mantenha-as longe das facas, travessas de vidro, panela de pressão e outros itens que oferecem risco.
Outra dica muito importante é com relação as receitas. Evite frituras, já que o óleo pode respingar e provocar queimaduras. Prefira pratos simples e, de preferência, saudáveis. Com isso, as crianças também aprendem sobre a importância de manter bons hábitos alimentares.
Culinária na escola
As crianças podem ter aulas de culinária, inclusive, na escola. As aulas podem envolver a interpretação de receitas, contação de histórias e músicas relacionadas com o ato de cozinhar, manipulação de objetos e alimentos, e até mesmo participação no preparo de receitas.
Tomando os devidos cuidados, é possível aproveitar de todos os benefícios que citamos acima.
Aqui no Toque de Mãe as aulas de culinária fazem parte das nossas práticas pedagógicas. Sempre seguindo todos os protocolos de segurança para garantir o bem-estar de nosso alunos.
Confira no Instagram como foi a cooking class realizada com as crianças do berçário. Com o acompanhamento das professoras, elas produziram um delicioso carrot cake. A atividade foi realizada com o intuito de estimular a linguagem e habilidades de interação dos bebês, além de ampliar as experiências sensoriais e promover hábitos saudáveis de alimentação.
Acesse nosso site para conferir um pouco mais sobre nossa metodologia de trabalho e conhecer as aulas temáticas que são realizadas por aqui.