Entenda como a criatividade na infância é importante para a formação da identidade, determinando percepções da vida adulta.
A palavras Criatividade vem do latim creare, que está relacionado com a capacidade de criar, produzir, inventar coisas novas.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não se trata de um dom, mas sim de uma habilidade que, como qualquer outra, pode ser despertada e desenvolvida.
Para o psicanalista Donald Winnicott, a criatividade é o que dá sentido à vida humana, sendo um fator indispensável para uma vida plena e saudável. Além disso, segundo ele, a infância é um terreno fértil para a criatividade.
A inventividade, a inovação e a elaboração são naturais nessa fase da vida. É muito difícil imaginar uma criança se comportando como um adulto, sem suas invenções, aventuras e travessuras. Até mesmo quando os pequenos fingem ser adultos, a vida imaginada por eles é mais interessante do que a vida real.
Com tamanha capacidade criativa, as crianças vivenciam na infância um momento muito importante, que é o da formação da sua identidade. Winnicott afirma que a infância é um período de experimentações, onde a criança descobre os limites do próprio corpo, seus desejos e convicções em relação ao mundo e as pessoas.
**A importância da criatividade na infância**
Como você já pôde observar por meio das afirmações acima, a criatividade é um caminho que ajuda a criança a descobrir o próprio eu e desenvolver sua identidade.
Por isso, é muito importante que todas as crianças cresçam em um ambiente saudável, que possibilite o desenvolvimento do seu lado criativo.
Segundo Freud, a criatividade adulta está estritamente relacionada com a brincadeira infantil. Quando a criança expressa o desejo de ser adulto e brinca com isso, ela está assimilando o ambiente a sua volta e aprendendo regras de convivência.
A forma como a criança é estimulada irá refletir nas suas percepções na fase adulta. Estudiosos do assunto afirmam que a criança que é estimulada a usar sua imaginação, irá se tornar um adulto mais seguro ao tomar decisões, além de ter um maior senso criativo para solucionar problemas.
Tanto os pais quanto a escola se tornam responsáveis por garantir um espaço aberto para novas experiências, sendo agentes estimuladores dos sentidos da criança.
Como estimular a criatividade infantil?
Acredita-se que a criatividade pode ser estimulada desde o principio da vida, por meio do desenvolvimento de hábitos criativos que os pais podem trabalhar com os filhos, como ouvir música de qualidade ou introduzir jogos de criatividade na rotina.
É fundamental que as crianças tenham espaço na rotina para o brincar. Além disso, os pais devem proporcionar ambientes que sejam emocionalmente saudáveis, amorosos, seguros e ricos em estímulos que despertem a curiosidade e permitam brincadeiras exploratórias.
A escola também tem um papel muito importante nesse sentido, devendo proporcionar atividades que estimulem a criatividade por meio das artes e também do brincar livre e espontâneo.
Aqui no Toque de Mãe, estamos sempre buscando promover a criatividade na educação infantil.
Veja um exemplo prático onde os aluninhos do Infantil 3 praticaram pintura livre com tinta, estimulando a criatividade e expressão artística, além da destreza com as mãos.
Na fase de pré-alfabetização, o manuseio de pincéis auxilia na aquisição de importantes habilidades para o movimento da escrita cursiva, prática que já começa a ser inserida na vida das crianças a partir desta etapa da vida escolar.
O que fazer e o que não fazer para estimular a criatividade?
Ao estimular a criatividade infantil é muito importante evitar críticas, estabelecer regras de maneira saudável e sem excessos e evitar corrigir constantemente a criança.
Quanto as ações que são positivas no estímulo ao lado criativo dos pequenos, recomenda-se:
– Incentivar os gostos e habilidades da criança;
– Levar a criança para conhecer outros lugares e culturas;
– Incentivar a curiosidade;
– Aproximar a criança das mais diferentes expressões artísticas;
– Deixar que a criança encontre suas próprias respostas.
Para conferir mais assuntos relacionados com o desenvolvimento infantil, acesso o Blog do Toque de Mãe.