Entenda como o processo de letramento é importante para o desenvolvimento social e cultural dos alunos.
A leitura e a escrita são atividades tipicamente humanas. Dessa forma, precisamos pensar uma educação humanizada, onde as crianças aprendem através das linguagens pela leitura e escrita oportunizadas nos mais diferentes contextos.
A alfabetização e o letramento são processos fundamentais para o mundo social. Ou seja, é por meio deles que os indivíduos começam a participar do mundo e desempenhar suas funções sociais, tornando-se cidadãos conscientes, com domínio da comunicação.
Enquanto a alfabetização é definida como o processo de aprendizagem que busca o desenvolvimento da leitura e da escrita de maneira adequada para que sejam utilizadas como código de comunicação, o letramento tem como objetivo que a criança não apenas decodifique esses códigos, mas consiga relacionar a informação com seu meio social.
Ou seja, o letramento envolve as ações educativas para as práticas sociais da leitura e da escrita, considerando os contextos tangíveis do seu uso.
O objetivo é que os pequenos consigam perceber as nuances da escrita relacionadas com a orientação espacial, utilizar letras e palavras, diferenciar números e letras, perceber fonemas representados pela letra na sua utilização tanto na leitura quanto na escrita.
Como promover o letramento de forma eficiente?
É importante que a escola amplie as vivências, trazendo as crianças para a leitura e a escrita de forma dinâmica.
É importante evitar o uso de materiais prontos, como itens impressos, cartazes, listas e outros que, costumeiramente, são utilizados no processo de alfabetização. O ideal é que as fichas com os nomes das crianças, regras, listas, registros e a escrita da rotina diária sejam feitos pelas próprias crianças.
A ideia não é abolir o uso de materiais impressos e sim de ampliar as práticas de escrita e leitura realizadas junto com os pequenos.
Com o passar do tempo, o educador pode solicitar que as próprias crianças façam seus registros, seguindo seus interesses, como criar cartões e bilhetes para alguém de maneira espontânea e criativa.
Sempre que possível, é importante que a alfabetização e o letramento sejam levados além das paredes da sala de aula, a fim de reafirmar sua função social.
Aqui no Toque de Mãe, buscamos diversificar as atividades para um ensino efetivo e dinâmico. Nesta atividade realizada pela turminha do Infantil 2, que você pode conferir no Instagram da escola, trabalhamos o reconhecimento do próprio nome, como parte do processo de letramento.
O objetivo deste exercício é que os pequenos se familiarizem à fonética das letras e reconheçam sua grafia.
A atividade foi realizada no nosso jardim, ambiente que eles adoram por ser diferente da sala de aula e ao ar livre.
Conclusão
Os processos de alfabetização e letramento são complexos, pois englobam conceitos necessários para que os indivíduos se apropriem do seu cotidiano.
O papel do educador é de enorme relevância, pois é ele quem vai analisar o perfil dos alunos, a fim de propor práticas e metodologias adequadas para cada turma.
É preciso estar atento para que o letramento esteja alinhado com a realidade social dos alunos. Nesse sentido, entram não só a prática da leitura e escrita como ferramenta de comunicação, mas para o entendimento da diversidade, formação cidadã, inserção do indivíduo em seu contexto social e cultural.
Muito mais do que ler e escrever, o letramento tem a função de fornecer capacidade para interpretar e gerar opiniões.
Se você quer conhecer mais sobre as práticas pedagógicas e metodologias trabalhadas no Toque de Mãe, acesse o site da escola ou acompanhe nosso perfil no Instagram.