_Conheça as estratégias de ensino do Toque de Mãe para adequar o ensino da matemática a idade das crianças._
A educação infantil é fundamental para a construção da base dos conhecimentos matemáticos dos estudantes. A abordagem adequada dos conteúdos, de acordo com a idade das crianças, é fundamental para **garantir a absorção dos conceitos**.
A matemática contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a aquisição de habilidades cognitivas. Além disso, é uma excelente ferramenta para despertar e desenvolver a criatividade.
Durante a educação infantil, a criança é instigada a alargar seu pensamento lógico por meio da matemática. Esse momento é muito importante para o desenvolvimento, pois é uma fase onde existe grande curiosidade e flexibilidade. Consequentemente, maiores chances de compreensão do que está sendo ensinado.
Mas, trabalhar conceitos matemáticos com as crianças é um desafio aos educadores. Afinal, é necessário construir uma abordagem de ensino que se adeque a linguagem infantil e que desperte esse interesse das crianças.
No Toque de Mãe, enxergamos a necessidade de adaptar nossas experiências de ensino com ludicidade para transformar o ensino da matemática em algo leve e divertido. Nossa abordagem busca oportunizar que as crianças construam os conceitos matemáticos de uma forma livre.
A seguir, mostramos um pouco da nossa vivência escolar que, com certeza, serve de referência para a educação infantil.
**Como ensinar conceitos de matemática para as crianças?**
**1 – Atividades que conciliam diferentes aprendizados**
A matemática tem um ponto muito positivo que é a facilidade em conciliar seus conceitos com atividades de outros disciplinas. É possível, por exemplo, ensinar matemática durante as aulas de educação física, aulas de inglês e até de educação artística.
Nessa atividade que você pode conferir no Instagram, as crianças tiveram a liberdade de fazer seus próprios aviões soltando a criatividade com dobradura de papel. Depois, brincaram de jogá-los para ver qual chegava mais longe na linha numérica.
Essa é uma brincadeira que parece simples, mas na verdade, é muito completa. Além do estímulo à coordenação visomotora, por meio da confecção dos aviões, as crianças desenvolvem também o conhecimento matemático, pensamento criativo e habilidades artísticas.
Outro exemplo muito utilizado por aqui, é o ensino da matemática junto com o inglês. Nessa atividade que você também pode conferir no Instagram, foram trabalhados o reconhecimento numérico, a coordenação motora fina e a habilidade de quantificação no exercício de desenhar as pétalas pedidas para cada flor.
**2 – Aulas práticas**
Nesta atividade publicada em nosso Instagram, mostramos a turma da Pré-escola utilizando ten frames e massinha de modelar para aprender matemática.
As ten frames são um recurso simples, mas muito eficaz para o desenvolvimento do conhecimento matemático. São grades de 2 por 5 quadrados em branco que ajudam as crianças a contar números menores ou iguais a 10 usando variados elementos como contadores para ilustrar um valor posicional ou número.
A atividade mostra que podem ser utilizados recursos simples para desenvolver aulas práticas que despertam o interesse das crianças e ajudam a trabalhar os conceitos matemáticos de uma forma descomplicada.
As ten frames são apenas um exemplo, podem ser utilizados os mais diversos tipos de materiais para desenvolver aulas como essa.
**3 – Atividades lúdicas**
Nada melhor para fixar o conteúdo, do que tornar o processo de aprendizagem lúdico e dinâmico. Nessa atividade que compartilhamos em nossas redes sociais, a turminha do Infantil 1, realizou uma atividade de noção matemática utilizando dois recursos muito simples para correspondência: cartões numerados de 1 a 5 e prendedores de roupa.
Coletivamente, os alunos praticaram contagem com a professora e depois, individualmente, tiveram a missão de identificar o numeral e colocar a quantidade correta de prendedores.
A estratégia de criar desafios e utilizar elementos visuais torna o aprendizado algo leve, divertido e prazeroso.
**4 – Aulas ao ar livre**
Ir além das paredes da sala de aula é mais uma boa ideia. A turma do Infantil 1 teve uma aula super divertida na sala de aula do jardim. A pedido da professora, cada criança teve a missão de reconhecer os numerais, encontrar os círculos numéricos correspondentes e colocá-los no local correto sobre o corpinho da centopeia.
Além de sair da rotina da sala de aula, aproveitar o pátio da escola permite que as crianças tenham um contato maior com a natureza. Veja em nosso Instagram como foi essa aula.