Entenda a importância da participação das famílias para o desenvolvimento integral das crianças e um melhor desempenho escolar.
Se você é pai, mãe ou responsável por uma criança, deve estar ciente de que o acompanhamento escolar é fundamental para garantir o pleno desenvolvimento do aluno.
A parceria entre a escola e a família é de fundamental importância para o desempenho escolar.
Enquanto o papel da escola é de proporcionar a formação acadêmica, intelectual e cognitiva e desenvolver as competências e habilidades para atuar na sociedade, o da família é de oferecer a base para o desenvolvimento humano, transmitindo valores e princípios, e fornecendo acolhimento, apoio e orientação.
Porém, na atualidade, com a rotina cada vez mais agitada das famílias, a educação dos filhos tem recebido menos atenção do que deveria, o que faz com que toda a responsabilidade acabe ficando para a escola.
A importância do trabalho conjunto entre família e escola
A família e a escola são as principais referências de uma criança e constituem a base da sua formação acadêmica e humana. É por isso que ambas devem trabalhar de forma conjunta, se apoiando mutuamente para suprir todas as necessidades educacionais dos indivíduos.
Sem esse suporte da família, a escola não consegue fornecer as crianças e adolescentes o suporte afetivo e emocional que elas necessitam para um desenvolvimento pleno.
O trabalho desenvolvido em casa e na escola se complementam. A escola promove experiências que não ocorrem no contexto familiar, ampliando as possibilidades da criança de conhecer coisas novas, descobrir e desenvolver habilidades.
Quando os pais se interessam pela vida escolar dos filhos e participam de forma ativa do processo, a aprendizagem ocorre de maneira fluida, pois os alunos se sentem apoiados e seguros.
Além disso, o bom relacionamento entre a família e a escola é uma oportunidade pra aprimorar cada vez mais o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. Principalmente, por meio dos feedbacks, sugestões, orientações e experiências relatadas pelos pais.
Para a escola, essa comunicação facilitada também é muito positiva, já que permite comunicar aos pais e responsáveis sobre o desenvolvimento de cada aluno, melhorando seu desempenho e resultados.
Como participar da vida escolar dos filhos?
Participar da vida escolar das crianças é mais simples do que parece. Pequenas atitudes inseridas no cotidiano vão ao poucos tornando essa participação um hábito e aproximando cada vez mais as famílias da escola.
A seguir, veja algumas dicas de atitudes para começar a construir essa proximidade com a escola:
– Pergunte a criança todos os dias como foi o dia na escola;
– Verifique se a criança possui dever de casa e ajude-o na execução das tarefas;
– Mostre que você está a disposição para ajudar a resolver qualquer tipo de problema envolvendo a vida escolar;
– Estimule a criança a estudar;
– Demonstre a importância da vida escolar;
– Corrija quando for necessário, mas não esqueça de elogiar o esforço e desempenho da criança ao realizar as atividades propostas pela escola;
– Ensine bons hábitos em casa e o ambiente escolar;
– Participe das atividades, reuniões e eventos que a escola realiza.
Essa integração entre a família e a escola é muito significativa para identificar o que precisa ser melhorado na educação de cada aluno, otimizando as práticas educacionais utilizadas para atender às necessidades individuais de cada aluno.
Portanto, não deixe de comunicar a equipe pedagógica da escola sempre que você tiver uma ideia, sugestão ou reclamação sobre a escola.
O estímulo familiar ajuda a construir relacionamentos mais saudáveis e uma educação de maior qualidade.
Aqui no Toque de Mãe, buscamos constantemente estreitar a relação com as famílias e isso tem proporcionado resultados muito positivos no desempenho das crianças, principalmente, com relação a saúde socioemocional dos pequenos.
Acesse nosso site e fique por dentro da nossa metodologia de ensino, experiências e boas práticas que colaboram para o fornecimento de uma educação de referência no Brasil.