Saúde socioemocional das crianças: como trabalhar na educação infantil?
Entenda a importância do desenvolvimento socioemocional para as crianças e confira um pouquinho da experiência do Toque de Mãe em relação a esse tema.
Em linhas gerais, a saúde socioemocional está relacionada com a maneira como lidamos com as emoções e com as emoções das pessoas que convivem conosco. Dessa forma, ela está alinhada à nossa sociabilidade e ao equilíbrio emocional.
A aprendizagem socioemocional na infância é extremamente importante para o desenvolvimento da autoestima e para a criação de vínculos sociais saudáveis e significativos.
Crianças com um bom desenvolvimento socioemocional são mais felizes, mais motivadas e engajadas nos estudos. Além de se tornarem mais independentes e terem maior facilidade para conviver em grupo.
Quando uma criança possui dificuldades sociais e emocionais, em geral, apresenta dificuldade para receber instruções e para participar das atividades de ensino-aprendizagem.
A saúde emocional é importante tanto para um desenvolvimento pleno e saudável na infância, mas vai refletir em toda a vida da criança, inclusive, na sua carreira profissional.
É interessante que as escolas tenham em suas propostas curriculares atividades com o objetivo de trabalhar o socioemocional na educação infantil, sabendo como abordar a questão das emoções e como estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Crianças lidando com sentimentos
Como é possível desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças? O princípio de tudo é ajudar os pequenos a identificar nelas e nos outros, os sentimentos.
Os sentimentos são naturais dos seres humanos e quando nós adultos negamos os sentimentos ou reprimimos a criança quando ela expressa o que sente, estamos na verdade, deseducando-as nessa questão.
O Ideal é que as crianças aprendam a reconhecer o que sentem diante de situações difíceis, para que possam lidar melhor com essas situações. É necessário desenvolver habilidades para que elas consigam criar estratégias positivas de enfrentamento.
Especialistas no assunto recomendam que o professor não imponha seus julgamentos pessoais quando o aluno está enfrentando uma situação difícil, mas que questione a criança para que ela reflita e formule suas próprias respostas, aprendendo a escolher o melhor caminho de enfrentamento.
Aqui no Toque de Mãe, o desenvolvimento socioemocional das crianças é uma prioridade. Além das atividades que visam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, buscamos envolver toda a comunidade escolar, inclusive os pais, nesse tema.
Um bom exemplo foi a realização da palestra das especialistas Taís e da Roberta Bento, fundadoras da SOS Educação, sobre “Saúde Socioemocional para um Futuro de Sucesso”, um tema pertinente e que influencia diretamente na educação de crianças e jovens, para que eles consigam construir um futuro promissor, sem deixar de lado os cuidados com a saúde emocional dentro da rotina de estudos.
Foi uma excelente oportunidade reencontrar papais e mamães para aprendermos juntos mais uma vez.
Quais habilidades socioemocionais podem ser trabalhadas na educação infantil?
São várias as habilidades que são importantes de serem desenvolvidas nessa fase da vida. Além de promover um ambiente de ensino mais favorável, elas contemplam os anseios dos pequenos e promovem a equidade.
Dentre as principais habilidades trabalhadas na educação infantil, podemos citar:
- Autoestima – relacionada com o sentimento de autoaceitação, onde a criança aprende a apreciar as suas qualidades, compreender seus defeitos e lidar com isso de maneira positiva;
- Empatia – se trata da compreensão das emoções e sentimentos das outras pessoas, se colocando no lugar do outro;
- Confiança – se relaciona com a segurança de si mesmo e também do outro, mantendo uma convicção positiva em relação ao que busca;
- Paciência – capacidade de suportar as situações desagradáveis, demoradas ou injustas. A sua base é o autocontrole emocional;
- Autoconhecimento – conhecimento de si mesmo, essência e reações diante dos acontecimentos;
- Autonomia – capacidade para tomar suas próprias decisões;
- Criatividade – é aprender a utilizar conhecimentos e habilidades para inovar, criar coisas novas.